Alho como repelente natural contra as pragas das plantas: uma excelente infusão que remove pulgões e fungos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Alho como repelente natural contra as…
As glicínias: graças à sua cor púrpura e seu aroma, criam uma atmosfera mágica em jardins do mundo todo Um homem que entrega pizzas compra centenas de sanduíches todos os dias para entregá-los aos necessitados

Alho como repelente natural contra as pragas das plantas: uma excelente infusão que remove pulgões e fungos

Por Roberta Freitas
5.966
Advertisement

Mais e mais pessoas estão se apaixonando pelo mundo da jardinagem e planejam cuidar de suas plantinhas e hortas. De fato, para ter plantas aromáticas ou uma pequena horta de alface e tomate, você não precisa necessariamente de grandes lotes de terra e mesmo aqueles que moram em apartamento podem tentar, com seus próprios meios, cultivar algumas mudas bonitas. Se irrigarmos constantemente de acordo com o que a planta deseja e se conseguirmos manter o solo saudável, não devemos ter problemas específicos. Mais cedo ou mais tarde, porém, você terá que lidar com algumas invasões de insetos e pragas: não desanime, até mesmo os profissionais lutam diariamente para erradicar as doenças mais comuns das plantas! Neste artigo, vemos como fazer um bom repelente natural, sem recorrer a pesticidas ou outros produtos tóxicos e nocivos.

Especialmente se vamos cultivar vegetais e ervas que, presumivelmente, usaremos na cozinha e acabarão em nossos pratos, devemos garantir que não utilizamos substâncias tóxicas para tentar resolver o problema dos insetos. É sempre optarmos por uma solução biológica. O alho, por exemplo, é um excelente aliado natural da horta e, se usado de maneira inteligente, pode levar a excelentes resultados. Podemos preparar dois tipos diferentes de repelentes naturais com alho: uma infusão não diluída, útil contra pulgões e ácaros, e um macerado de alho diluído em água que pode ser usado como fungicida natural.

As propriedades do alho:

O alho tem várias propriedades antibacterianas - em particular, contém uma substância antibiótica natural chamada "alicina", que também é o que caracteriza o odor forte do alho. Esta substância é precisamente aquela capaz de combater fungos e parasitas; para obter os maiores benefícios, em nosso jardim, usaremos os dentes de alho ralados, em pedaços ou espremidos (nunca usaremos dentes de alho inteiros).

Advertisement

Infusão de alho não diluída (útil contra pulgões e ácaros): esmague 75 g de alho e infuse-os em 10 litros de água quente por 5 horas. Uma vez obtida a infusão, você pode pulverizá-la não diluída em suas plantas a intervalos regulares (a cada 3 dias, por exemplo), sempre nas horas mais frias do dia. É um excelente pesticida, que remove os insetos em geral e, em particular, o pulgão preto e o ácaro vermelho.

Macerado de alho diluído em 10 litros de água (um fungicida natural): pique 500 g de alho e os deixe macerar em um recipiente (de preferência terracota) com 10 litros de água, por 24-48 horas. Depois, você pode usá-lo diluído em outros 10 litros de água: pulverize-o no solo do seu jardim para evitar a formação de doenças fúngicas, como a pernospora. Os intervalos com os quais administrar o macerado podem ser de 1 semana e devem ser regulares.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado