Como cultivar uma macieira a partir das sementes: o guia passo a passo - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Como cultivar uma macieira a partir…
Dois irmãos são abandonados no lixo: um pastor e sua esposa os adotam, dando a eles uma nova vida Uma mulher faz 109 anos isolada em um lar de idosos: filhos e netos a celebram pela janela

Como cultivar uma macieira a partir das sementes: o guia passo a passo

Por Roberta Freitas
2.099
Advertisement

Cultivar uma planta frutífera a partir das suas sementes não é uma operação muito simples, mas com alguns cuidados e paciência infinita, podemos realizar nosso sonho de dar à luz e cultivar uma muda com as próprias mãos. De fato, é muito fascinante ver todo o processo de crescimento e entender em profundidade como uma "simples" semente pode produzir uma planta tão robusta com frutos tão requintados. Se você gosta de maçãs, vamos começar por aqui: escolha a variedade que você mais ama e deixe as sementes de lado quando comer uma ou duas.

Após a coleta das sementes, a semeadura deve prosseguir. Para acelerar o processo e obter uma germinação mais eficaz, recomendamos o uso do "método do papel absorvente". Se você está se perguntando o que é, é muito simples: pegue uma caixa de plástico (pode ser aquele de margarina, por exemplo) e cubra o fundo com algumas folhas de papel absorvente, tendo o cuidado de usar um que não seja muito resistente (caso contrário, as pequenas raízes correm o risco de se prenderem nele) e acima de tudo não coloridas; arrume as sementes no papel, tomando cuidado para não amontoá-las, caso contrário as raízes tenderão a se enroscar. Pulverize com água e feche o pote. Se você estiver cultivando pimenta picante, por exemplo, terá que colocar o pote com as sementes perto de uma fonte de calor (talvez o forno), mas se forem sementes de maçã, será necessário colocá-las na geladeira. Dessa forma, você estará simulando o inverno.

Leva cerca de um mês para a germinação

Depois que as sementes germinarem, você deverá transplantá-las em vasos a uma profundidade de cerca de 10 cm. Você pode adicionar uma pequena quantidade de composto de qualidade para acelerar o crescimento mas, caso contrário, será necessário que a natureza siga seu curso. Quando sua macieira crescer e atingir uma altura entre 30 e 60 cm, você poderá movê-la para o chão. A área deve estar ensolarada e o solo rico e bem drenado. Lembre-se de que a macieira é uma planta muito grande, que pode atingir de 6 a 9 metros de altura, portanto, tenha espaço suficiente para que possa expandir suas raízes.

Advertisement

Antes de começar a frutificar, a macieira terá que crescer um pouco; se você a plantou a partir da semente, terá que esperar pelo menos 2-3 anos pelos primeiros frutos.

image: Pixabay

Em resumo, se você estiver disposto a esperar vários anos, poderá aproveitar esse belo experimento; caso contrário, compre um broto já enxertado.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado