"Vão morar em outro lugar": a mensagem preconceituosa dos vizinhos para uma família de origens mistas

por Roberta Freitas

16 Maio 2020

"Vão morar em outro lugar": a mensagem preconceituosa dos vizinhos para uma família de origens mistas
Advertisement

Muitas vezes, parece que, no mundo, embora muitos passos tenham sido dados em relação a temas como igualdade e direitos humanos, ainda existam pessoas que não conseguem evitar seguir seus instintos mais egoístas e vergonhosos. Embora esteja claro que o racismo, o preconceito e a intolerância só levem a muitas coisas negativas, existem aqueles que parecem ter permanecido "parados" nos séculos passados.

Não poderíamos pensar de outra maneira lendo a história de Marc Yu, um homem de 43 anos de origem filipina, casado com Sandy, mexicana, e pai de 5 lindos filhos. A família vive em Vacaville, Califórnia, e foi insultada por seus vizinhos.

via Daily Mail

Advertisement
Marc Yu/Facebook

Marc Yu/Facebook

"Sua família inter-racial não é bem-vinda neste bairro". Essa é apenas uma das frases ameaçadoras contidas na carta que a família Yu encontrou na caixa de correio da noite para o dia. "Este não é o gueto, há anos que os moradores desta área se orgulham da sua tranquilidade e limpeza", diz outra passagem da carta, continuando com "temos padrões mais altos que o seu e queremos manter o valor de nossas casas alto".

Advertisement
Marc Yu/Facebook

Marc Yu/Facebook

A carta acaba com o "convite" final: "encontrem outro lugar para morar". É isso mesmo, a família Yu foi calorosamente convidada a ir embora do bairro, com a ameaça de terem 60 dias antes que os vizinhos contatassem os proprietários da casa para que eles fossem despejados. Em suma, uma mensagem - escrita por uma comunidade inteira - que deixou Marc e Sandy simplesmente atordoados, tanto que eles quiseram que todos soubessem do acontecido.

Marc Yu/Facebook

Marc Yu/Facebook

Em pouco tempo, a mensagem muito séria de intolerância se tornou viral e, felizmente, despertou amplo apoio de muitas pessoas, que simpatizavam com a família filipino-mexicana. Vários vizinhos acabaram batendo na porta de Yu para expressar sua proximidade e dar as boas-vindas, elogiando a gentileza deles com as pessoas ao seu redor.

Marc relatou o incidente à polícia e, embora os investigadores tenham concordado com a enorme gravidade do que foi escrito, eles não puderam fazer nada porque a somente a carta não constitui um crime punível. Assim como os Yu, muitas famílias de origens mistas são vítimas de discriminação e intolerância todos os dias nos Estados Unidos. Aparentemente, não importa que estejamos no século XXI e que certos comportamentos já tenham sido condenados várias vezes: para muitas pessoas, é mais importante agir de maneira covarde, seguindo seus próprios instintos inferiores.

Advertisement