Os 10 motivos mais comuns que levam os casais ao divórcio

por Roberta Freitas

14 Setembro 2020

Os 10 motivos mais comuns que levam os casais ao divórcio
Advertisement

Quando estamos no início de uma história de amor, imaginamos, e muitas vezes acreditamos fortemente, que ela durará para sempre. Embora existam boas chances e muitos exemplos de histórias reais que nos levam a esperar no futuro de nossos relacionamentos, também é comum (infelizmente!) que algumas histórias estejam destinadas a morrer com o tempo. Com o casamento, então, a dinâmica dentro do relacionamento muitas vezes parece se complicar de repente, com uma consequente e inevitável deterioração dos sentimentos. Obviamente, existem muitos casamentos felizes e duradouros ao longo do tempo, mas os motivos para o rompimento podem estar mais próximos do que pensamos. Aqui estão os 10 mais comuns que podem ser um alarme:

Advertisement
Unsplash

Unsplash

1) Fim dos sentimentos: quando não há mais amor é impossível fazer as coisas correrem bem. É inútil acreditar que você pode continuar um casamento por conveniência ou para "manter as aparências" - sem sentir que a vida de ambos continuará a ser miserável.

2) Falta de comunicação: na base de um ótimo relacionamento está sempre a boa comunicação. Fechar-se em silêncio ou tentar não envolver o parceiro nos problemas, sejam bons ou ruins, é totalmente contraproducente. Se você acredita que o confronto e a comunicação estão faltando em seu relacionamento, tente resolver o problema o mais rápido possível.

Advertisement
Libreshot

Libreshot

3) Dinheiro: Dinheiro é motivo de briga entre amigos, parentes e até entre casais. Quando vocês se casam ou vão morar juntos, começam a dividir as despesas domésticas e pessoais. Equilíbrio e bom senso são a chave para fazer tudo funcionar.

4) Falta de intimidade: poder entrar em intimidade com o parceiro é essencial desde o primeiro momento; se isso falhar com o tempo, você deve tentar falar sobre isso abertamente para redescobrir a paixão do passado.

Unsplash

Unsplash

5) Infidelidade: Quando um dos dois parceiros é infiel, o casal inevitavelmente explode. A tensão é demais e as apostas são muito altas para continuar um relacionamento nesse caso (embora haja raros casos em que as coisas conseguem se curar com o compromisso de ambos os lados).

6) Redes sociais: sim, por mais absurdo que pareça, as redes sociais são um dos muitos motivos pelos quais os casais decidem se separar. Quando há muitos "Like" ou um "Seguidor" um pouco insistente, os problemas de ciúme começam a surgir.

7) Crítica excessiva: a crítica construtiva é sempre bem-vinda dentro de um relacionamento, desde que vise uma melhoria efetiva do relacionamento. Não critique o seu parceiro por nada: por outro lado, se você se apaixonou por ele, deve ter um motivo, certo? Ninguém é perfeito!

Unsplash

Unsplash

8) Crise da meia-idade: a famosa "crise da meia-idade" pode chegar aos 50 anos, momento em que teoricamente se tem um emprego estável, os filhos cresceram... e a monotonia pode começar no casamento! Uma dica para evitar ser vítima da rotina é definitivamente se dedicar a projetos pessoais, buscando encontrar a centelha também no relacionamento do casal.

9) Vícios: Qualquer tipo de vício pode afundar um relacionamento em pouco tempo. O jogo, o álcool, as drogas ou qualquer outra coisa que vicie acaba prejudicando seriamente o relacionamento.

10) Abusos: Não há compromisso neste assunto - não há casamento que possa prosseguir sem respeito pelo parceiro. Nenhum tipo de violência doméstica pode ser tolerado dentro de um relacionamento. Se você perceber que sua história está indo mal, saia dessa situação "tóxica" o mais rápido possível.

Advertisement