Diga adeus à umidade em casa: como fazer um desumidificador "faça você mesmo" por alguns centavos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Diga adeus à umidade em casa: como…
A casa está em chamas, mas ele não pensa duas vezes: arrisca a vida para salvar o seu cachorro O olhar do amor: 14 fotos descrevem todo o carinho que nossos amigos de quatro patas sabem nos dar

Diga adeus à umidade em casa: como fazer um desumidificador "faça você mesmo" por alguns centavos

09 Março 2021 • Por Roberta Freitas
2.298
Advertisement

A umidade da casa nunca deve ultrapassar ou cair abaixo de certos níveis, especialmente durante o inverno, mas regulá-la pode ser muito difícil, especialmente em certos ambientes que parecem "predispostos". Quem mora no último andar ou no térreo, por exemplo, terá que lidar com mais frequência com a umidade e a consequente formação de mofo, principalmente se as paredes do prédio e o telhado não estiverem bem isolados. O ideal é que a umidade da casa fique sempre entre 40% e 65%, dependendo da idade e do estado de saúde de cada indivíduo, bem como da temperatura. Caso contrário, um excesso de umidade pode até envolver riscos mais ou menos graves para a nossa saúde, principalmente se durar com o tempo.

Além de contar com soluções tecnológicas e certamente caras, podemos tentar alguns truques "faça você mesmo" e ainda experimentar uma mudança benéfica em nossa casa. Vamos ver especificamente o que podemos fazer para diminuir a umidade na casa.

O remédio da garrafa de sal

Basta pegar uma garrafa de plástico vazia e um pouco de sal grosso, um ingrediente que temos certeza que nunca vai faltar na sua cozinha. Como proceder: corte o frasco ao meio e faça pequenos orifícios perto da boca; em seguida, insira a parte cortada na base do frasco, tomando cuidado para apontar a boca para baixo. Em seguida, despeje o sal grosso dentro do frasco (cuidadosamente fechado pela tampa) e coloque-o no ambiente onde atuará como desumidificador. Considere que com 130 g de sal grosso podem desumidificar uma sala de 5 metros por 5 metros.

Em vez da garrafa, você também pode usar recipientes de plástico para alimentos e gaze ou sacos leves de algodão. Basta colocar um pouco de sal nos sacos de gaze e colocá-los nas tampas dos recipientes plásticos, que devem ser furados para permitir que a água atraída pelo sal escorra diretamente para o recipiente.

As lâmpadas de sal

image: Amazon

Outra alternativa, que também é uma peça de mobiliário agradável para a sua casa, são os abajures de sal. Esses aparelhos têm a dupla função de captar a humidade presente no lugar em que são ligados (necessitam permanecer muito tempo ligados para poderem oferecer uma ação eficaz ao longo do tempo), graças à presença do sal de Hymalaia no seu interior, e ser esteticamente muito agradáveis. Atenção, porém, à presença de animais na casa: verificou-se que estas lâmpadas de sal podem ser muito nocivas para os gatos que, intrigados, se aproximam e entram em contacto com o sal. Se você tem gatos ou outros animais de estimação em sua casa, é melhor evitar comprar essas lâmpadas ou consultar primeiro um veterinário sobre os possíveis riscos.

Advertisement

Por último, para diminuir o nível de humidade na habitação, é sempre aconselhável ter em consideração alguns cuidados. Se puder, areje sempre bem os quartos, talvez de manhã: abrir as janelas é definitivamente o primeiro conselho a seguir diariamente. Na hora de cozinhar, principalmente se tiver panelas de onde sai muito vapor, mantenha a janela entreaberta para facilitar a recirculação do ar. Tome cuidado para não pendurar roupas muito molhadas no cômodo. Como na cozinha, mesmo no banheiro é aconselhável sempre abrir um pouco a janela após o banho, por exemplo, ou acionar o ventilador especial que costumam instalar nos banheiros. Se não for estritamente necessário, evite regar as plantas de interior com muita frequência ou, pelo menos, tente evitar a estagnação dos pires.

Conte para nós nos comentários se você já experimentou o remédio da garrafa e se ajudou a reduzir a umidade na casa.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado