Adeus frio do inverno: 6 dicas para não ligar ao máximo os aquecedores e economizar na conta

por Roberta Freitas

09 Dezembro 2021

Adeus frio do inverno: 6 dicas para não ligar ao máximo os aquecedores e economizar na conta
Advertisement

Quando chega o inverno, há também a necessidade de ter todos os cômodos suficientemente aquecidos para não sofrermos com as baixas temperaturas exteriores. Normalmente, para isolar o frio de dentro de casa, recorremos ao ar condicionado ou ligamos os radiadores, práticas que geralmente, no final do mês, certamente não aliviam a conta. Então, como economizar um pouco durante o inverno e, ao mesmo tempo, deixar a casa um pouco mais quente sem ligar a calefação ao máximo a todo custo?

via Creativo

Advertisement
Mark Hillary/Flickr

Mark Hillary/Flickr

  • Use tapetes: embora seja um detalhe aparentemente sem importância, às vezes tapetes grandes nos cômodos mais frequentados da casa, como a sala ou o quarto, podem criar uma sensação de maior calor nos dias mais frios.
  • Use objetos que não deixam passar a corrente de ar: esses elementos de decoração pequenos e frequentemente coloridos são verdadeiramente uma panacéia para evitar que as correntes de ar frio passem frestas das janelas ou portas e entrem na casa.
  • Sele a sua lareira: se já não a utiliza há muito tempo ou não pretende utilizar mais, pode selar para garantir que não exista uma maior dispersão do calor. E se não quiser lacrar, pode sempre fechar com fita isolante ou painéis adequados.
Advertisement
Oregon Department of Transportation/Wikimedia

Oregon Department of Transportation/Wikimedia

  • Use roupas mais pesadas: se realmente não queremos aumentar o nível máximo de aquecimento para economizar um pouco, podemos sempre lembrar de usar uma camada extra de roupa, ou uma roupa bem quente. Não adianta colocar manga curta dentro de casa e depois aumentar a temperatura do termostato. Um suéter de lã de inverno certamente faz a diferença neste caso!
  • Feche os cômodos não utilizados: se houver em sua casa alas que você quase nunca usa, é melhor fechar as portas desses cômodos vazios, para evitar o desperdício de calor.
  • Sigile as frestas das janelas quando necessário: espumas de vedação, fitas isolantes e assim por diante, são as ferramentas necessárias para recondicionar as frestas das janelas que, com o tempo, tendem a rachar e permitem que o ar frio entre em casa.

Você já experimentou alguma dessas dicas?

Advertisement