"Falei sobre meu salário no Tik Tok e fui demitida imediatamente"

por Roberta Freitas

15 Julho 2022

"Falei sobre meu salário no Tik Tok e fui demitida imediatamente"
Advertisement

O trabalho é o que nos permite ter dinheiro disponível para enfrentar a vida, aproveitar os momentos livres e fazer o que mais queremos. Infelizmente, no entanto, o trabalho também pode ser uma fonte de estresse e problemas que sobrecarregam a pessoa em questão. A natureza das dificuldades difere de caso para caso, há momentos em que você pode resolver tudo em pouco tempo e sem muitas consequências e outros, porém, onde as implicações são muito mais negativas do que o esperado.

Uma situação em que a garota sobre a qual queremos falar se encontrou. Uma trabalhadora que, por compartilhar informações sobre seu salário, foi demitida. Vamos contar o que aconteceu.

via itslexilarson/Tik Tok

Advertisement
itslexilarson/Tik Tok

itslexilarson/Tik Tok

A protagonista desta história é Lexi Larson, uma jovem funcionária que, após ter sido contratada há pouco tempo em uma nova empresa, foi demitida. Em um vídeo no Tik Tok, ela contou como tudo começou. Aliás, ela teria publicado um conteúdo na rede social em que falava sobre seu salário, como o usava para morar na cidade de Denver e isso chamou a atenção de seus chefes. Isso mesmo. Embora não tivesse sido de forma alguma proibida de divulgar a cifra e não houvesse cláusulas em seu contrato a esse respeito, a empresa considerou oportuno dispensar a funcionária para evitar problemas futuros.

Advertisement
itslexilarson/Tik Tok

itslexilarson/Tik Tok

Um gesto que gerou perplexidade tanto nela quanto nos muitos usuários que vieram a conhecer a história. Lexi teria perguntado a seu supervisor se o conteúdo de seu vídeo havia prejudicado a sociedade de alguma forma e teve esta resposta: "não, não no momento, mas pode acontecer no futuro e não queremos problemas". Uma resposta que não justifica a decisão posterior dos escalões superiores de mandá-la embora.

Como a garota estava convencida de que não havia feito nada de errado e os patrões confirmaram, ela considerou apropriado confrontar as pessoas na web. Quase todos ficaram do lado dela e a encorajaram a investigar o assunto. Até mesmo uma advogada escreveu para ela: "como advogada, eu digo para você entrar em contato com um bom porque pode ser uma verdadeira demissão ilegal". Uma declaração com a qual outras concordaram, mas que Lexi não levou em consideração. A trabalhadora, aliás, preferiu não tomar medidas legais contra eles.

itslexilarson/Tik Tok

itslexilarson/Tik Tok

É verdade que as redes sociais devem ser usadas com conhecimento e raciocínio, mas também é verdade que chegar a uma demissão só por ela ter divulgado o seu salário não é uma boa solução. Os patrões poderiam ter falado com Lexi, pedido que ela prestasse atenção nas notícias espalhadas na web, ou talvez tentar entender por que ela havia feito aquilo e, em vez disso, não, preferiram resolver rapidamente, mandando-a embora.

Comportamento questionável ou não? O que você acha disso?

Advertisement