Vê uma mulher obrigada a sentar no chão no ponto de ônibus: constrói um banco para ela

por Roberta Freitas

22 Setembro 2022

Vê uma mulher obrigada a sentar no chão no ponto de ônibus: constrói um banco para ela
Advertisement

Muitas pessoas amam seu bairro e muitas vezes se irritam quando há algum desserviço ou algo que não funciona bem: isso de fato desperta o desejo de intervir, mas os compromissos e a rotina da vida cotidiana levam a desistir de todas as boas intenções para se concentrar nos próprios problemas. Mas James Warren, um jovem do Colorado, nos Estados Unidos, decidiu trabalhar a serviço de seu bairro, na cidade de Denver, para melhorá-lo sem custos.

via Washingtonpost

Advertisement
Pexels - Not the Actual Photo

Pexels - Not the Actual Photo

O jovem estava andando por seu bairro quando algo o fez pensar. "Uma mulher estava esperando o ônibus, sentada na estrada lamacenta, tinha acabado de chover. Eu disse a mim mesmo que não era aceitável, então pensei em fazer algo mais pelos meus concidadãos", disse ele. Esse momento o inspirou a dar uma ajuda concreta à sua comunidade: "pensei imediatamente em fazer alguma coisa, por exemplo construir um banco".

Como seu pai trabalha na construção de casas e ele cresceu com muitas ferramentas, ele sabia que tinha as habilidades básicas necessárias para construir um banco. Warren encontrou o material de que precisava pesquisando e pedindo em canteiros de obras em seu bairro, o que lhe permitiu pegar algumas pilhas de madeira descartada. Ele construiu um banco e o colocou no ponto de ônibus onde semanas antes ele tinha visto a pobre mulher sentada no chão. Desde então, ele construiu outros oito bancos personalizados e os colocou em pontos de ônibus da região.

Advertisement

Cada banco exige algumas horas de trabalho e tem um visual diferente, pois são feitos com resíduos de madeira: "deixo a madeira falar comigo", explicou. Warren os leva até os pontos de ônibus que não têm bancos. "Ainda não perguntei à Prefeitura se estou autorizado... Até que me parem, vou continuar a fazer isso, acho", comentou. Mesmo que cada banco seja único, James faz questão de gravar a mesma mensagem em todos eles: "seja legal". "Às vezes é difícil mudar o mundo ao nosso redor, mas a verdade é que qualquer um pode ser gentil. Espero inspirar aqueles que querem experimentar a melhor versão de si mesmos", disse.

Aparentemente, o que James esperava aconteceu, já que outros também começaram a fazer bancos para paradas de transporte público. "Foi muito bom ver outras pessoas fazendo a mesma coisa. Não é mais apenas um homem fazendo algo pelo seu bairro, mas homens e mulheres de toda a comunidade ajudando a melhorar o lugar em que vivem".

Um gesto saudável de altruísmo que melhorou os dias de muitas pessoas e, temos certeza, também os de James. Muito bem!

Advertisement