Como limpar camarão com rapidez e facilidade: o resultado é fenomenal

por Roberta Freitas

28 Agosto 2023

Como limpar camarão com rapidez e facilidade: o resultado é fenomenal
Advertisement

Mesmo quando você não é um verdadeiro especialista na cozinha, é agradável experimentar de vez em quando receitas novas e saborosas. Para lidar com a inexperiência, procuramos talvez alguns vídeos online que nos dão conselhos úteis sobre como proceder na preparação do prato que pretendemos saborear.

Neste pequeno guia, queremos dar conselhos simples e confortáveis ​​​​sobre como lidar com uma prática odiada: “descascar” camarão. Na verdade, existem sistemas incríveis em termos de “eficiência” e praticidade; no entanto, é necessário utilizar as “ferramentas” certas e adotar técnicas específicas.

via Youtube

Advertisement
Cibo magico/Youtube/Screenshot

Cibo magico/Youtube/Screenshot

Camarões são crustáceos considerados deliciosos: o seu sabor adocicado aliado à polpa tenra os tornam irresistíveis ao paladar de muitos. O único problema é que são alimentos um tanto “difíceis” de preparar, principalmente a parte onde é preciso limpá-los meticulosamente um por um.

O procedimento “clássico” envolve usar as mãos e, aos poucos, com muita paciência, retirar todas as partes da carapaça do animal. Não é exatamente o melhor em termos de praticidade... mas com os "meios" certos toda esta operação é consideravelmente mais fácil!

Em primeiro lugar, é sempre necessário enxaguar os crustáceos em água corrente para retirar eventuais resíduos de sujeira. Posteriormente, coloque os camarões sobre uma tábua e proceda retirando a cabeça. Agora vamos ver o primeiro dos dois métodos "faça você mesmo" que nos permitirão prosseguir rapidamente.

Advertisement
Cibo magico/Youtube/Screenshot

Cibo magico/Youtube/Screenshot

Tudo que você precisa é de um canudo! Sim, você leu certo: você vai precisar de um canudo. O único cuidado que sugerimos é fazer um corte transversal no canudo caso não tenha. Um canudo maior que o normal seria ideal para esta operação, principalmente se você estiver “manuseando” camarões.

Neste ponto, segure firmemente os camarões com uma das mãos e insira o canudo na parte central entre a cabeça e o corpo do camarão. Depois de inseri-lo, use-o para abrir o crustáceo pressionando com o polegar e puxando com a mão como se quisesse "traçar uma linha reta" em sua barriga: ao fazer isso você removerá "o fio do camarão" junto com suas entranhas.

Outro método para retirar os intestinos dos camarões é usar um palito: neste caso será necessário furar com o palito procurando um ponto onde a carapaça deixa a carne descoberta e em seguida, prossiga removendo as partes indesejadas.

Para aproveitar ao máximo uma excelente refeição, recomendamos que compre sempre alimentos de qualidade e sobretudo frescos. E você conhecia esses pequenos truques?

Advertisement