O mundo precisa desesperadamente de bondade, seria bom se ela voltasse a ser uma moda

por Roberta Freitas

19 Novembro 2018

O mundo precisa desesperadamente de bondade, seria bom se ela voltasse a ser uma moda
Advertisement

Se você está acostumado a navegar e se informar na internet, provavelmente terá notado um detalhe muito alarmante: parece que a bondade está saindo de moda. Até alguns anos atrás, quando as pessoas ainda estavam acostumadas a conversar umas com as outras, se abraçando e sorrindo, era normal testemunhar episódios em que estranhos podiam trocar ajuda mútua ou compartilhar momentos de sociabilidade.

Há um tempo, quando o encanador vinha em nossa casa para consertar o chuveiro, era normal perguntar se ele gostaria de tomar um café; quando havia uma pessoa na rua em apuros, era normal parar para verificar se estava tudo bem... Hoje parece que todos estão se fechando em núcleos cada vez mais estreitos e autossuficientes, fora dos quais não há espaço para qualquer forma de solidariedade e compreensão. Como chegamos a isso?

via heritage.org

Advertisement

Nos últimos anos, o mundo da informação e comunicação parece ter espalhado a mensagem errada de que ser agressivo significa ser forte. Se damos uma olhada nas redes sociais, percebemos imediatamente: ser bom não é "cool", enquanto que aqueles que insultam, que são sarcástico e que machucam os outros parecem ser os vencedores. Na verdade, o oposto é verdadeiro: você precisa de muita coragem e força interior para ser gentil e compreensivo com os outros!

Isso ocorre porque a agressão geralmente vem de um mal-estar que temos dentro. Tratar mal os mais fracos ou tratá-los com indiferença é a expressão de um mal-estar interior que precisa ser desabafado... e atacar os outros é a melhor maneira de fazê-lo - especialmente se estamos nos escondendo atrás de um teclado! A fraqueza dos outros nos incomoda, porque na realidade não podemos suportar as nossas; não podemos ver beleza em outras pessoas porque na realidade somos os primeiros que se sentem feios por dentro. Sem falar da inveja, que é a causa de muita maldade gratuita...

Advertisement
Ed Yourdon/Wikimedia

Ed Yourdon/Wikimedia

Demonstrar compreensão e bondade é, ao contrário, abrir-se, envolver-se, e isso requer muito mais coragem do que ser agressivo. Quando sorrimos ou oferecemos nossa solidariedade, estamos nos colocando como um pilar no qual essa pessoa pode descansar, e só podemos fazê-lo se percebermos e apreciarmos nossa própria força.

O mundo de hoje tem uma necessidade extrema de bondade. Precisamos de mais pessoas que se movam para resgatar um cachorro em perigo, que ajudem uma senhora a atravessar uma rua ou de alguém que decide comprar uma refeição quente para um sem-teto.

E nós precisamos desesperadamente sorrir! Quando vamos ao bar pedir um café, quando nos deparamos com o vizinho, quando cedemos o lugar na fila do supermercado... Todos esses momentos são ocasiões perfeitas para espalhar altruísmo e bondade, e se todo mundo começou a fazer isso, o mundo se tornaria - ou melhor, voltaria a ser - um lugar muito melhor.

O mundo precisa desesperadamente de bondade, seria bom se ela voltasse a ser uma moda - 3

Vamos tirar os olhos de cima dos telefones, vamos nos desconectar das redes sociais e voltar sorrir... o mundo precisa muito disso!

Advertisement