Uma empresa resolveu dar 6 dias de férias para os funcionários que não fumavam para compensar as pausas que os fumantes faziam durante o ano

por Roberta Freitas

10 Dezembro 2018

Uma empresa resolveu dar 6 dias de férias para os funcionários que não fumavam para compensar as pausas que os fumantes faziam durante o ano
Advertisement

A pausa para fumar muitas vezes difere da pausa concedida após um certo número de horas trabalhadas a qual todos os trabalhadores têm direito; é por isso que os fumantes acabam desfrutando de mais pausas do que os não fumantes.

Uma investigação calculou que a quantidade anual de pausas de um fumante médio é de 6 dias; quase uma semana de trabalho dedicada ao tabagismo. Desigualdade contra quem não fuma? Para muitos funcionários, sim, mas agora algumas empresas estão do lado dos não-fumantes.

via telegraph.co.uk

Advertisement
TIFFANY DAWN NICHOLSON (TDNphoto)/Wikimedia

TIFFANY DAWN NICHOLSON (TDNphoto)/Wikimedia

De acordo com a pesquisa, um fumante médio tem 20 minutos a mais de intervalos todos os dias. Em alguns ambientes de trabalho - finanças, seguros e tecnologia, por exemplo - é de até uma hora.

Funcionários não-fumantes de algumas empresas levantaram a questão, pedindo para serem recompensados pelo tempo que não gastam, ao contrário de seus colegas, com o "vício".

Advertisement
maxpixel.net

maxpixel.net

Constatou-se que 82% dos fumantes não acreditam que as pausas para fumar sejam injustas, mas uma porcentagem similar de não fumantes acha que merece dias extras para usufruir dos mesmos direitos que os primeiros.

Uma questão muito difícil que, no momento, é deixada a critério das empresas: a Piala Inc., uma empresa japonesa, acabou nas páginas dos jornais justamente por causa da sua decisão sobre a questão dos cigarros no escritório.

Alguns funcionários que não fumavam começaram a escrever aos chefes que os intervalos para fumar estavam se tornando um problema; assim, a empresa decidiu conceder 6 dias de descanso extra àqueles que não fumam.

Como era esperado, a opinião dos fumantes não demorou a chegar: de acordo com eles, não é correto dar aos não-fumantes dias extras de folga. A empresa, no entanto, se mantém firme na sua decisão, considerando o "prêmio" também como um incentivo para que as pessoas deixem de fumar.

Qual é a sua opinião? Você deixaria de fumar se pudesse tirar mais dias de férias?

Advertisement