Um abraço, dado no momento certo, funciona melhor do que mil palavras

por Roberta Freitas

13 Janeiro 2019

Um abraço, dado no momento certo, funciona melhor do que mil palavras
Advertisement

O abraço é um gesto que expressa afeição. De acordo com estudos científicos, os abraços também teriam um efeito benéfico a nível fisiológico, aumentando o nível de ocitocina e diminuindo a pressão sanguínea simultaneamente.

E é esse neurotransmissor, a oxitocina, que "acende" a relação entre duas pessoas que se abraçam, que podem ser duas amigas, parentes ou apaixonados. Os abraços não são apenas uma prerrogativa dos homens, mas também encontramos atitudes semelhantes entre os animais.

via psychologytoday.com

Advertisement
unsplash

unsplash

Então, para nos fazer sentir perto de alguém, para expressar nosso amor, nosso apoio, basta um abraço, que vale mais que mil palavras. É de fato o contato físico com o outro, no abraço, que gera aquela sensação de proteção, capaz de nos acalmar das nossas preocupações. Mesmo quando você está sozinho e você está passando por um momento particularmente difícil e se sente triste, ou está doente, é normal abraçarmos a nós mesmos e nos fazer um pouco de carinho. 

Essa necessidade física de se sentir protegido e amado está presente desde cedo e nunca desaparece no decorrer de nossas vidas. A importância dos abraços é evidente no correto desenvolvimento emocional da criança, que deve se sentir confortada, amada e protegida.

Advertisement
pexels

pexels

O abraço não deixa a gente se sentir sozinho, nos faz entender que existem pessoas que nos apóiam, aqueles que nos amam. Também parece que os abraços podem aumentar nossas defesas imunológicas e acelerar o processo de cura de algumas doenças.

O poder de um abraço é, portanto, muito grande: aumenta a autoestima e a confiança, fortalece os laços e até diminui o risco de doenças cardíacas e mantém a pressão sob controle. Então, quando queremos estar perto de uma pessoa, seja ela um membro da família ou um amigo, é melhor correr para abraçá-la porque, com esse pequeno, mas importante gesto, podemos expressar mais do que com muitas palavras.

Advertisement