O meu cachorro não é o meu "animal doméstico", é parte da minha família

por Roberta Freitas

04 Fevereiro 2019

O meu cachorro não é o meu "animal doméstico", é parte da minha família
Advertisement

Ter um cão ou um gato não significa apenas "possuir" um animal de estimação, mas estender sua família. Aqueles que nunca tiveram um amigo de quatro patas costumam dizer que não sabem realmente o que significa ser amado de uma maneira totalmente pura e desinteressada. Entender esse discurso é ainda mais difícil se considerarmos a família como um núcleo social que é essencialmente unido por vínculos e relações.

Nem sempre os laços de sangue são suficientes para definir uma família, porque isso requer relações emocionais genuínas, compartilhamento e reciprocidade. Todos esses elementos feitos de profunda emotividade são exatamente o que faz um cão ou um gato ser um membro pleno da família.

via rincondeltibet.com

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Quando um animal de estimação entra em nossa casa também entra em nossas vidas, nós o adotamos e ele nos adota. Nosso mundo muda porque descobrimos que estamos no centro do mundo deles, da atenção deles e do amor deles. Gatos e cachorros são criaturas sinceras e simples, eles não entendem nossa complexidade e inconstância, mas sabem ler mais dentro de nós do que imaginamos. Cuidar deles é uma responsabilidade, mas o que recebemos em troca é um presente muito maior. Eles têm a capacidade de trazer à tona o melhor em nós, eles podem nos consolar quando estamos tristes e nos tranquilizar quando estamos preocupados.

Para o nosso gato ou o nosso cão, somos únicos e inigualáveis, não importa se somos bons ou maus, se tivemos um dia ruim ou bom. A qualquer momento sabem como estar ao nosso lado, são nossos confidentes silenciosos e nunca nos julgam. De nossos animais de estimação aprendemos o que significa viver o presente, porque "ontem não é mais" e amanhã "ainda não é", eles só querem ficar conosco e nos ver sempre felizes.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Nossos amigos de quatro patas pedem muito pouco em comparação com o que eles nos dão. Apenas um pouco de comida e um pouco de carinho para receber uma avalanche de amor, como a alegria transbordante que nos acolhe sempre que chegamos em casa. Eles são os mais fiéis companheiros de aventuras e infortúnios, nunca nos abandonarão, sempre terão tempo para nós e ocuparão a melhor parte de nossos corações.

Advertisement