A sua dependência de celular está fazendo mal ao seu filho - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A sua dependência de celular está…
12 regras de boa educação que não usamos mais Que tipo de bolsa você prefere? Descubra o que ela revela sobre a sua personalidade

A sua dependência de celular está fazendo mal ao seu filho

1.250
Advertisement

Os smartphones certamente mudaram nossas vidas - facilitando-a em muitos aspectos - e mudaram a forma como nos relacionamos com os outros, eventualmente absorvendo uma parte importante da nossa atenção e do nosso tempo - em demasia, em alguns casos.

Uma vez que nos conectamos com a realidade virtual, o concreto parece desaparecer, como se um véu descesse para cobrir o mundo ao nosso redor, abafando sons, vozes, pessoas - mesmo quando se trata de nossos filhos. É então que a dependência de celular corre o risco de produzir o pior dano.

image: maxpixel.net

Infelizmente, cada vez mais pais ignoram seus filhos porque estão totalmente concentrados em seus telefones celulares: essa dependência causa um profundo dano intelectual e emocional às crianças, especialmente nos primeiros anos de vida - aqueles nos quais desenvolvem suas habilidades linguísticas e emocionais, habilidades sociais e motoras.

Quando o pai é absorvido por seu smartphone, ele perde a oportunidade de compartilhar experiências de vida que são preciosas para ele, mas ainda mais importante para seu filho, a quem é negada uma interação de qualidade com seus pais, essencial para seu desenvolvimento emocional e social, assim como da linguagem.

Dessa forma, a criança se sente ignorada pelos pais, colocada em segundo lugar em relação a uma mensagem ou post, com efeitos deletérios em sua autoestima. Como resultado, com o tempo, pode desenvolver raiva ou outras atitudes extremas que visem atrair a atenção dos pais.

image: pixabay

Os pais devem estar cientes da importância de dedicar um tempo de qualidade ao relacionamento com seus filhos, conversando com eles e ouvindo-os: este é o primeiro passo para superar a dependência do celular. Outras sugestões úteis para voltar a dar prioridade ao relacionamento com as crianças e em geral à família, são as seguintes:

  • estabelecer regras em casa válidas para todos no uso de smartphones e os outros dispositivos eletrônicos;
  • colocar o telefone no modo silencioso enquanto estiver jogando ou interagindo com crianças;
  • esteja ciente de que as crianças precisam ser estimuladas diariamente, prestando atenção às suas necessidades;
  • planeje seu trabalho, para que você não precise responder a um e-mail enquanto brinca com as crianças;
  • não use o telefone durante as refeições ou trocas familiares.

Não há necessidade de dizer que seus filhos são mais importantes do que um smartphone - ou qualquer coisa que possa transmitir: toda mensagem, post, notícias podem esperar, porque depois de 10 minutos, uma hora ou mais sempre estarão lá; mas o tempo que perdemos com nossos filhos nunca mais voltará.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado