O cachorro entende as suas emoções simplesmente pelo seu odor: é o que diz a ciência

por Roberta Freitas

02 Abril 2019

O cachorro entende as suas emoções simplesmente pelo seu odor: é o que diz a ciência
Advertisement

As extraordinárias qualidades empáticas dos amigos de 4 patas são sempre um assunto fascinante. Essas criaturas conseguem entrar em simbiose com seus donos, conseguindo interpretar seu humor e se comunicar em um nível muito profundo, mesmo sem o uso de palavras. Para apoiar essas crenças, há também vários estudos que destacam o aspecto científico do que muitos já sabem por experiência direta.

via Research

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Em detalhe, a pesquisa em questão colocou três características principais ou qualidades dos cães sob a lente, como o olfato, a expressividade e a familiaridade com os seres humanos. Quanto ao sentido do olfato, sabe-se que o do cão é consideravelmente mais poderoso que o de uma pessoa; além disso, esses animais vivem na percepção constante de mensagens químicas que são parte integrante de seu mundo sensorial.

A uma amostra de sujeitos foram mostrados alguns vídeos montados de propósito para ativar sentimentos de ansiedade e medo, e então alguns cães cheiraram o suor. Os últimos reagiram tornando-se assustados e assumindo um comportamento nervoso, buscando imediatamente seus donos. Em outro experimento, foram observadas as variações "faciais" dos cães em interação com as pessoas e foram observadas mudanças significativas, não relacionadas à demanda por atenção ou alimentação.

O último teste foi realizado mais do que qualquer outra coisa no laboratório analisando a composição cromossômica dos lobos em comparação com a dos cães domésticos. Investigações revelaram a presença de um DNA mais complexo no último, com características genéticas não presentes na espécie selvagem. Esse conjunto de cromossomos, portanto, tornaria os cães mais familiares e e fariam com que tivessem a tendência a estabelecer conexões emocionais com as pessoas.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Todas essas pesquisas visavam encontrar uma razão empírica para os fenômenos que normalmente estão ligados à esfera emocional dos animais. Também será verdade que existe uma ligação entre a química e a espiritualidade, como existe entre o coração e a mente, mas isso não diminui o valor do que os cães podem sentir e transmitir.

Os seres humanos também usam a biologia para interagir com o mundo físico, mas isso não exclui a existência da alma. Não se pode reduzir a um simples mecanismo fisiológico o que é parte dos sentimentos e que não se pode subtrair nem de um homem nem de seu "melhor amigo".

Source: https://www.newscientist.com/article/2150956-dogs-really-can-smell-your-fear

Advertisement