O que significa não ter mais uma mãe para festejar o dia dela

por Roberta Freitas

14 Maio 2019

O que significa não ter mais uma mãe para festejar o dia dela
Advertisement

A morte de um dos pais é algo extremamente difícil, nenhum de nós está preparado. O momento em que acontecerá irá doer como poucos outros momentos na vida. No entanto, esse dia chegará para todos. Isso não deve nos assustar, mas nos fazer perceber quão valiosos são os momentos que passamos com nossos pais. 

O Dia das Mães é geralmente um dia cheio de alegria, uma das muitas ocasiões para mostrar a mulher da nossa vida, toda a gratidão que temos por ela. Mas para aqueles que já não têm uma mãe, é um dia em que memórias, dor e resignação se misturam.

Advertisement
pxhere

pxhere

Quando a notícia da morte da mãe chega, o mundo quase parece parar: parece-nos que nada mudou na vida, ainda podemos perceber sua presença, mesmo sabendo que nunca mais poderemos encontrar seus olhos.

Todas as coisas dela ainda estão espalhadas pela casa, o número dela ainda está na lista telefônica: mas não, ela não vai responder.

Haverá muitas pessoas que tentarão aliviar a dor da perda, mas nenhum conforto será capaz de curar uma ferida semelhante. Só o tempo, talvez, pode fazê-lo: transformará tristeza em lembranças, ausência em promessa. A fé também será favorável: a confiança de que um dia poderemos sentir nossa mãe mais próxima do que podemos sentir agora.

Todos os anos, no Dia das Mães, paramos para refletir sobre a importância de tê-la ainda em nossas vidas: é normal, então, sentir que temos que lhe dar um presente, dar algo que possa simbolizar nosso amor e gratidão.

Advertisement
Dave Parker/Flickr

Dave Parker/Flickr

Se muitas pessoas passam essa data comalegria, para muitos outros é difícil comemorar: a sensação de ser "órfão", de ser privado de uma grande parte do coração é mais prevalente. Então, tudo o que resta é voltar no tempo, com a memória, mimando-nos com as recordações dos bons momentos que passamos juntos.

Há também a necessidade de se dirigir diretamente a quem ainda tem a mãe por perto e pode abraçá-la: pare sua vida agitada. Não diga sempre "eu te ligo mais tarde", mas deixe de lado tudo o que você está fazendo e fale com ela. Ninguém pode saber quais planos a vida reserva e quando você terá que dizer adeus. 

Aproveite o Dia das Mães, mas lembre-se que todos os dias é dia dessa mulher maravilhosa que te deu a vida. As mães não precisam de presentes, mas precisam de filhos presentes.

O maior arrependimento daqueles que não têm mais mãe é não ter dado tanta atenção quanto ela merecia, então lembre-se de celebrar sempre com ela o dom da vida. 

Um feliz dia para todas as mamães!

Advertisement