O seu cão consegue FAREJAR as pessoas negativas e tenta te proteger delas: é o que confirma uma pesquisa científica

por Roberta Freitas

08 Junho 2019

O seu cão consegue FAREJAR as pessoas negativas e tenta te proteger delas: é o que confirma uma pesquisa científica
Advertisement

Qualquer um que possua um cachorro sabe disso: seu amigo de quatro patas é capaz de perceber coisas que nós, humanos, geralmente não conseguimos.

E isso não é apenas uma maneira de dizer, já que agora existem muitas pesquisas científicas que confirmaram a maior intuição canina em inúmeras situações.

Tempestades, terremotos, doenças, felicidade ou raiva: a capacidade de "farejar" um perigo, ou simplesmente um estado mental de que os cachorros são capazes é realmente incrível. Nesse sentido, notícias surpreendentes vieram recentemente de um estudo publicado na revista científica Neuroscience and Biobehavioural Reviews.

Advertisement
Calyponte/Wikimedia

Calyponte/Wikimedia

Uma equipe de cientistas no Japão concentrou-se na capacidade dos cães de alertar sobre os perigos iminentes com antecedência. E não estamos falando apenas de mudanças climáticas ou desastres naturais, mas de riscos de pessoas hostis a seus donos.

É isso mesmo: se uma pessoa com más intenções se aproximar de você ou falar com você, seu cão será capaz de entender sua atitude negativa muito antes de você.

Advertisement
monicore/Pixabay

monicore/Pixabay

Como? Através de feromônios. O segredo desse "poder" especial de nossos amigos de quatro patas é sentir as mudanças químicas desses hormônios que cada um de nós emite.

Na verdade, são substâncias bioquímicas capazes de "enviar sinais" a outros organismos vivos. Alguns, como os cães, são capazes de captá-los primeiro, outros menos.

pxhere.com

pxhere.com

Um fascinante e surpreendente "sexto sentido", que confirma como os cães são únicos em entrar em harmonia com os seres humanos.

Provavelmente, nenhum outro animal doméstico pode estabelecer um relacionamento empático com a gente, compreendendo e nos protegendo em muitas situações, como os cães. 

Advertisement