Inventados os sapatos com GPS para localizar as pessoas com Alzheimer e evitar que se percam - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Inventados os sapatos com GPS para localizar…
Se você chora sempre olhando filmes significa que você é emotivamente mais forte, é o que revela um estudo

Inventados os sapatos com GPS para localizar as pessoas com Alzheimer e evitar que se percam

Por Roberta Freitas
1.800
Advertisement

Em uma pessoa idosa, entre os primeiros sintomas de demência senil ou Alzheimer, surge o grave problema da desorientação. De fato, os idosos começam a perder progressivamente a capacidade de se orientar em um contexto espaço-temporal e começam a se sentir perdidos mesmo em sua própria casa. Sentindo-se desconfortáveis em todos os lugares, eles entram em um estado de ansiedade contínua, às vezes difícil de reprimir. É nesse estado confuso que, muitas vezes, nossos entes queridos afetados pela terrível doença se afastam sem sequer perceber. Para aqueles que têm um parente que sofre de Alzheimer, terá acontecido pelo menos uma vez, infelizmente, uma dessas saídas repentinas que levam os idosos a inevitavelmente se perderem. Na busca por uma solução para o problema, uma empresa japonesa criou um GPS para ser inserido no sapato do idoso: toda vez que ele sai sem avisar, o GPS nos mostrará onde está!

image: Pixabay

No Japão é muito comum ouvir falar de inteligência artificial, cães-robôs que parecem reais, etc., e desta vez os japoneses não decepcionaram. A empresa Wish Hills criou um dispositivo altamente inovador, na esperança de ajudar os idosos que sofrem de demência senil ou Alzheimer a voltar para casa ou, melhor dizendo, a serem encontrados por um parente. É sabido que os idosos que sofrem desta doença cruel não usam telefones celulares ou relógios, perdendo completamente o conceito de tempo e espaço, mas todos eles usam calçados: é por isso que a empresa japonesa pensou em criar calçados com um GPS interno capaz de localizar os idosos.

image: Wish Hills

O GPS enviará uma notificação no celular do parente que poderá localizar a pessoa idosa através de um mapa que pode ser visualizado diretamente no celular ou no computador. O dispositivo é projetado para enviar notificações quando o idoso se desloca a 50, 100 ou 500 metros de casa. Desta forma, esperamos reduzir os casos de "avós perdidos".

Advertisement
image: Wish Hills

Os sapatos estão atualmente disponíveis apenas no mercado japonês a um preço não muito acessível (US $ 298!). Uma inovação que em qualquer caso envolve não apenas o Japão, que tem uma grande população de mais de 65 anos, mas o resto do mundo. Segundo a OMS, de fato, existem 47,5 milhões de pessoas no mundo que sofrem de demência senil e, a cada ano, há 7,7 milhões de novos casos - dados preocupantes que podem levar muitos outros países a usar esses calçados.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado