Colocar a roupa sem passar: veja a nova campanha em defesa do meio ambiente. Adeus ferro de passar!

por Roberta Freitas

27 Junho 2019

Colocar a roupa sem passar: veja a nova campanha em defesa do meio ambiente. Adeus ferro de passar!
Advertisement

O ato de passar roupa é uma daquelas tarefas domésticas realmente chatas e cansativas, que a maioria de nós tenta evitar constantemente, especialmente no verão. Muitos se recusam desde o começo: certos de não alcançar os resultados desejados, eles preferem usar camisetas e jeans sem passar em vez de tentar inutilmente. Para todos aqueles que se vêem nessa descrição, é hora de se alegrar: usar roupas sem passar pode se tornar moda no futuro próximo!

via rcnradio.com

Advertisement
Wikimedia

Wikimedia

Esta é uma proposta levemente provocativa apresentada pelos defensores da campanha para proteger o meio ambiente, na Colômbia. Mas o que passar roupas tem a ver com a proteção do meio ambiente? Bem, o ponto é que passar significa consumir eletricidade e, portanto, não usar o ferro pode ser uma boa jogada nesse sentido. Consumir menos eletricidade envolve menores emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Uma campanha que, em geral, encontrou a opinião favorável de muitos ambientalistas, mas que, ao mesmo tempo, também recebeu muitas críticas. Aqueles que afirmam que é uma proposta válida em defesa do meio ambiente expressaram seu favor também em relação a um argumento adicional que parece estar ligado à campanha: a maneira pela qual as pessoas se apresentam em público, sujeitando-se aos olhos dos outros, é também o fruto dos estereótipos impostos pela indústria da moda; estereótipos que devem ser combatidos, considerando que a preservação do nosso planeta é algo muito mais importante.
Aqueles que não estão convencidos desta proposta de usar roupas amassadas, por outro lado, afirmam que usar roupas passadas comunica ao mundo que a pessoa tem autoestima e também respeito pelos outros. Sair de casa com roupas amarrotadas, por outro lado, seria um forte sinal de negligência e pouco respeito pelos outros.

Advertisement
Flickr

Flickr

Quem tem razão?

Obviamente, a questão também depende do uso de uma determinada peça de roupa. Um garoto, talvez um estudante, pode se dar ao luxo de sair de casa com uma camisa sem passar, mas o gerente de uma empresa não.

Por enquanto, a campanha está recebendo diferentes opiniões nas redes sociais. Seus defensores dizem que não passar roupas por um ano equivale a plantar sete árvores ou eliminar sete veículos motorizados de circulação, ou seja, parece realmente eficaz!

O que você acha?

Advertisement