Descubra todos os segredos do Jasmim e do seu perfume: uma planta com mil propriedades benéficas - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Descubra todos os segredos do Jasmim…
Sentir-se muito cansado para levantar da cama pode ser sinal de inteligência: pode colocar seu celular em modalidade soneca sem culpa Comer peixe faz bem para a saúde: três porções por semana reduzem o risco de câncer no intestino

Descubra todos os segredos do Jasmim e do seu perfume: uma planta com mil propriedades benéficas

Por Roberta Freitas
1.033
Advertisement

O jasmim é uma planta extraordinária, usada para a produção de inúmeros produtos, desde o chá até óleos, e que sempre satisfez as necessidades do homem ao longo dos séculos. Mais de uma lenda giram em torno das flores de jasmim e seu nascimento - uma das mais antigas, conta que foi o beijo de Maria no Menino Jesus, depois que um floco de neve pousou na testa, a dar vida à primeira flor.

Outra lenda diz que sua importação para a Itália foi feita por Cosimo I De Medici que, apaixonado por essa planta, em 1500, ordenou que seus jardineiros a guardassem, sem dá-la a ninguém. Dizem que a ordem foi respeitada até que um jardineiro deu um raminho para sua noiva, que o plantou no chão dando vida a uma grande planta de jasmim. A verdade é que esta planta é muito apreciada em diferentes partes do mundo, graças às suas muitas e diferentes qualidades.

image: Pixabay

As flores de jasmim possuem várias propriedades e, de fato, são usadas, por exemplo, como antidepressivos, sedativos, relaxantes e cicatrizantes. É comum considerar que seu aroma deixa eufórico, pois estimula diretamente o hipotálamo a produzir encefalina, uma substância que inibe a dor e proporciona um estado de bem-estar e felicidade. Do ponto de vista simbólico, o jasmim branco significa gentileza e sensualidade, enquanto o jasmim amarelo é um sinal de felicidade e é dado após uma noite de amor.

Quanto aos produtos, você também pode tentar fazer você mesmo em casa, escolhendo entre produtos de cuidados da pele e xaropes para a tosse. Vamos ver como se fazem.

image: Pixabay

Para fazer um óleo de jasmim para pele seca em casa, tudo que você precisa é de uma tigela de cerâmica ou vidro cheia de flores brancas recém colhidas. Tome cuidado para que as flores não oxidem e não se tornem pretas; pressione-as levemente e cubra-as completamente com um óleo vegetal leve - óleo de girassol ou de semente de uva.

Feche a tigela, ou o recipiente que você usou, e deixe as flores encharcarem por pelo menos duas semanas, tentando substituir as que estão muito velhas por outras mais novas. Quando acabar o tempo de maceração, filtre o óleo pressionando bem as flores restantes através de uma peneira. Mantenha o óleo obtido em local fresco e seco, certificando-se de que não fique rançoso. Este óleo de jasmim dará à pele uma fragrância inebriante e uma suavidade única.

Advertisement

Se você quiser fazer o xarope para tosse ou bebidas que matam a sede e devem ser alongadas com água, ferva 4 partes de água e 3 de açúcar numa panela, de modo a obter uma calda; deixe esfriar e acrescente 3 partes de flores de jasmim recém colhidas antes que fiquem escuras. Cozinhe tudo por pelo menos meia hora em fogo baixo, sem nunca ferver. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura repousar durante a noite. De manhã, coe tudo e esprema bem as flores com gaze - guarde tudo na geladeira, em uma jarra.

Na China, o jasmim é usado na preparação de chá há milhares de anos. Ao chá já seco, ​​brotos de jasmim frescos são adicionados e deixados para descansar durante a noite; esse processo deve ser repetido mais de uma vez, até que o chá tenha que ser secado novamente para que a umidade coletada dos brotos seja completamente removida.

Em suma, as flores de jasmim são realmente usadas em muitas preparações e suas propriedades nos ajudam em diferentes momentos da vida, talvez nos mais estressantes. Experimente!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado