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Sentir-se muito cansado para levantar…
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Sentir-se muito cansado para levantar da cama pode ser sinal de inteligência: pode colocar seu celular em modalidade soneca sem culpa

Por Roberta Freitas
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Quantas vezes você acordou cedo de manhã com o "doce" som do alarme e colocou a soneca para dormir mais 10 minutinhos? Todos nós já fizemos isso e, muitas vezes, usamos a soneca tantas vezes, que chegamos tarde no trabalho ou em algum compromisso importante. A tentação de tirar um dia de folga e ficar o tempo que quisermos na cama é grande, mas também é verdade que "aqueles que dormem não pegam peixe", como diria um velho ditado italiano: melhor enfrentar o dia com outro espírito, então. Dito isso, a ciência nos adverte que pelo menos algo bom em não ser uma pessoa matutina existe: ser mais inteligente que os outros!

Boas notícias, portanto, para quem não quer sair da cama. A pesquisa sobre a qual se baseia o estudo "Por que os notívagos são mais inteligentes" nos faz refletir sobre nossas origens: uma vez, o homem primitivo estava acostumado a dormir cedo e acordar cedo; com o tempo, o homem, por sua natureza, afastou-se desta "regra". Isso significa que as pessoas que lutam para acordar de manhã são as que melhor se adaptaram à vida moderna. Se isso não é um primeiro sinal de inteligência...

Outro aspecto que não deve ser subestimado é que, não querer sair da cama, indica uma decisção tomada, definindo essas pessoas como aquelas que sabem como tomar a iniciativa. Mostra um grau de independência e vontade de encontrar as soluções mais adequadas.

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Na Universidade de Southampton, uma amostra de 1.229 indivíduos, incluindo homens e mulheres, foi examinada. Os resultados mostraram claramente que as pessoas que iam para a cama à meia-noite e acordavam no dia seguinte às oito da manhã eram consideradas "corujas noturnas", mas tinham uma vida muito mais feliz do que aquelas que se mostravam madrugadoras.

Ao mesmo tempo, porém, não podemos nos arriscar a ficar felizes por causa desses poucos dados. Aqueles que passam 12 horas na cama, por exemplo, aumentam o risco de problemas relacionados à sua saúde. 8 horas por noite é o idela para a nossa saúde física e mental.  

Portanto, dormir é uma atividade tão importante que não devemos exceder de maneira alguma: nem muito nem pouco.

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