Uma pessoa negativa vê somente as coisas ruins: esta breve história nos explica por que

por Roberta Freitas

14 Agosto 2019

Uma pessoa negativa vê somente as coisas ruins: esta breve história nos explica por que
Advertisement

Dizemos muitas vezes que na vida, positividade e serenidade dependem - em primeiro lugar - do modo que temos de nos colocar perante ao mundo exterior. Se abrigarmos negatividade, ressentimento, raiva e frustração, é quase certo que isso irá afetar como as pessoas nos vêem de fora.

E isso não é só um modo de dizer: nosso humor e nossa "paz interior" afetam muito nossa identidade. Quanto mais nos sentirmos bem conosco, melhor estaremos com os outros, sem dúvida mais atraentes e agradáveis.

A pequena história que estamos prestes a  contar mostra exatamente isso, e vai te dar insights úteis para refletir sobre sua vida cotidiana e suas atitudes.

Advertisement
Pexels

Pexels

"Um jovem chegou à entrada de uma cidade e, aproximando-se, viu um velho e perguntou-lhe: "Que tipo de pessoas vivem neste lugar?" O velho respondeu com outra pergunta: "Que tipo de pessoas vivem no lugar de onde você veio?" "Um grupo de egoístas e perversos - o jovem respondeu - Estou feliz por ter saído de lá." A esse ponto, o ancião respondeu: "Você também encontrará as mesmas pessoas aqui".

No mesmo dia, mais tarde, outro jovem se aproximou do velho e perguntou-lhe: "Que tipo de pessoas vivem neste lugar?" O velho, como antes, fez a mesma pergunta: "Que tipo de pessoas existem no lugar de onde você veio?" O jovem então disse: "Pessoas bonitas, maravilhosas, hospitaleiras e amigáveis: estou muito triste por tê-las deixado". "Você também vai encontrar pessoas assim aqui", respondeu o velho.

A esse ponto, um homem que tinha ouvido as duas conversas perguntou ao velho: "Como é possível dar duas respostas diferentes à mesma pergunta?" O sábio ancião respondeu: "Toda pessoa carrega em seu coração o ambiente em que vive. Quem não encontrou nada de novo nos lugares onde estava, não conseguirá encontrar mais nada aqui. Quem encontrou um amigo lá, também pode encontrar amigos aqui, porque a atitude mental é a única coisa sobre a qual, na vida, você pode ter o controle absoluto".

Advertisement
Into The Wild/Paramount Pictures

Into The Wild/Paramount Pictures

Uma história que mostra perfeitamente como é verdade que, em nossas vidas, somos o que construímos. Se trouxermos o ódio ao mundo, o egoísmo, a raiva, obteremos os mesmos sentimentos, se não piores, dos outros. Assim como, pelo contrário, se nos colocamos em relação a todos com uma atitude positiva, mais cedo ou mais tarde, apesar das dificuldades, podemos ter a certeza de ser recompensados.

Nossa atitude e nossa predisposição interior são realmente tudo o que temos para viver em paz e mostrar aos outros o nosso melhor lado.

Até mesmo pessoas que parecem mais felizes do que nós têm nossos próprios meios, vivem em lugares semelhantes e interagem com os mesmos indivíduos. A diferença, então, reside apenas em encontrar o caminho para agir, sempre e se possível, guiado pela positividade.

Advertisement