Aterrorizar as crianças para que elas obedeçam nunca é uma boa ideia - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Aterrorizar as crianças para que elas…
Um casal de recém-casados decide viajar o mundo por 5 meses ao invés de fazer uma festa de casamento Estas roupinhas com as mangas tatuadas vão fazer seus filhos parecerem rockstars

Aterrorizar as crianças para que elas obedeçam nunca é uma boa ideia

Por Roberta Freitas
1.672
Advertisement

Alguns pais e, em geral, alguns adultos, usam o medo para serem obedecidos pelas crianças. Ameaças de perigo iminente, de monstram e homens maus, ressoam em voz alta até se enraizarem nas mentes das crianças. Mas temos certeza de que essa maneira de fazer é benéfica? As consequências do uso dessa estratégia na educação de nossos filhos podem ser prejudiciais e o que recebemos de volta são crianças assustadas e inseguras, com baixa autoestima.

image: Max Pixel

A obediência resultante da chantagem e do medo nunca é uma maneira saudável de ganhar respeito e confiança, ainda mais se estamos falando de crianças. Por exemplo, por trás de algumas crianças que têm medo de enfrentar os primeiros dias de escola, pode haver todas as recomendações dos pais ou avós sobre "Não faça isso, faça aquilo, ou ...".

Aterrorizar as crianças para torná-las obedientes e disciplinadas não leva a nada de bom; de fato, a longo prazo, poderia causar o efeito exatamente oposto. O risco é que a criança desenvolva uma forte insegurança e deixe de confiar em si mesma, ou ele possa manifestar problemas de baixa autoestima nos mais variados contextos sociais. Também não é incomum que essas crianças desenvolvam medos e até fobias antes e quando enfrentam a situação em questão que as aflige.

image: Pixabay

Portanto, devemos aprender a conversar com as crianças sem recorrer a frases que possam levá-las ao medo e à insegurança. Precisamos monitorar os comentários que fazemos às crianças, porque muitas vezes não percebemos as repercussões que elas podem ter sobre elas.

A melhor maneira de ser ouvido por uma criança é conversar com ela e explicar, sem ameaças de terríveis eventos futuros. Deveríamos ajudar a criança a adquirir alguns recursos que permitam a ela enfrentar novas situações com serenidade e sem medo. Em alguns casos, pode ser útil visualizar o que será enfrentado com sinceridade sem terrorismo psicológico.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado