Nesta escola americana os estudantes ajudam quem precisa em troca de créditos educativos

por Roberta Freitas

09 Setembro 2019

Nesta escola americana os estudantes ajudam quem precisa em troca de créditos educativos
Advertisement

O primeiro lugar onde um indivíduo em crescimento se apoia deve ser a família, a célula essencial na qual as crianças aprendem os conceitos fundamentais da educação. Essa é seguida pela escola, cujo papel é igualmente importante no desenvolvimento das crianças como membros saudáveis e produtivos da comunidade. Uma instituição dos EUA levou sua tarefa muito a sério, adotando uma estratégia original para ensinar os alunos a serem cidadãos modelos.

via KWWL News

Advertisement

A escola em questão é o Alternative Learning Center (ALC), em Dubuque, Iowa, onde os alunos recebem créditos educacionais que podem ser usados para o módulo de ensino "educação física", em troca de trabalhos socialmente úteis. Os destinatários são membros da comunidade como idosos ou deficientes, ou seja, sujeitos que sozinhos não conseguem realizar trabalhos de manutenção manual em sua casa. Você pode escolher atividades diferentes, como remover ervas daninhas, cortar a grama, pintar uma cerca, jogar fora o lixo, limpar calhas, etc.

Advertisement

Graças a essa iniciativa, as crianças, por um lado, realizam exercícios físicos ao ar livre e, por outro, fazem algo útil para as pessoas.

Inicialmente, as tarefas não foram aceitas de bom grado mas, com o passar do tempo, os jovens aprendem o valor da gratidão, da interação com outras pessoas e se sentem úteis e motivados no que fazem. O sistema também atua como um método educacional alternativo, definitivamente muito mais prático do que uma lição normal atrás das escrivaninhas das escolas.

O objetivo não é apenas ajudar os alunos a progredirem em seus percursos de formação, do ensino médio à universidade, mas também torná-los autônomos, conscientes e mais maduros. Construindo, ao mesmo tempo, bons alunos e também pessoas melhores. 

Os jovens estão se preparando para encarar a vida com um profundo senso de dever cívico, com respeito pelos outros, tudo através de experiências reais. 

 

Source:

Advertisement