Mão-pé-boca: a doença que ataca principalmente as crianças - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Mão-pé-boca: a doença que ataca principalmente…
Encontra a sua namorada na cama com outro homem: por vingança faz algumas fotos e publica nas redes sociais A menina vê a sua irmãzinha pela primeira vez e não consegue conter a emoção

Mão-pé-boca: a doença que ataca principalmente as crianças

3.694
Advertisement

O período da infância, para cada criança, é uma fase da vida em que diferentes doenças podem ser contraídas. Trata-se de um fenômeno completamente normal, dado que o organismo jovem de uma criança está crescendo e começa a entrar em contato com tudo o que está fora dele. As defesas imunológicas estão em construção e, portanto, é normal estar mais exposto a transmissões de vírus, parasitas ou bactérias.

Uma das doenças infecciosas mais comuns em crianças é a mão-pé-boca, um desconforto que, embora benigno, é particularmente contagioso em crianças e muito irritante. Vamos, portanto, olhar mais de perto os sintomas, características, tratamento e prevenção desta doença.

A mão-pé-boca é uma síndrome infecciosa, geralmente causada pelo vírus Coxsackie, que ataca em particular os indivíduos mais fracos do ponto de vista imunológico. O contagio se dá através do contato físico, especialmente por mãos não lavadas. Inútil dizer que, especialmente em crianças, essas partes do corpo nem sempre são muito limpas, e é por isso que precisamos prestar muita atenção a elas.

Bolhas, feridas na boca e erupções nas mãos e nos pés são os sintomas mais visíveis dessa patologia irritante, que leva o nome das partes do corpo em que se desenvolve. No entanto, também existem outros sintomas que as crianças podem experimentar se contrairem esta doença.

Estamos falando de febre, falta de apetite, dor de cabeça, dor de garganta e, no nível psíquico, aumento da irritabilidade e fadiga.

A melhor chave para a prevenção, como já mencionado, é uma boa higiene. Ensinar as crianças a limpar bem as mãos, especialmente quando usam o banheiro ou antes das refeições, é essencial. Nisso, também é essencial manter os cômodos que a criança costuma frequentar limpos, desinfetando objetos e brinquedos.

Claramente, como frequentemente acontece, essas patologias encontram um solo fértil de contágio nos ambientes escolares, e é por isso que, de acordo com os conselhos dos pediatras, é bom alertá-los de todas as precauções a serem tomadas no caso houverem colegas de classe que contraíram a mão-pé-boca.

Advertisement

As manifestações cutâneas devidas a essa patologia geralmente desaparecem após 5 a 6 dias e não requerem tratamentos específicos a seguir, se não exatamente aqueles relacionados à manutenção de uma limpeza ideal.

Como sempre lembramos, as informações contidas neste artigo são meramente informativas e nunca devem substituir a opinião de um médico especialista, que sempre deve ser consultado em caso de dúvida ou complicação.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado