Fazer café com a moka: 5 conselhos úteis para prepará-lo sem erros - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Fazer café com a moka: 5 conselhos…
Usando bolos baratos, um casal de futuros cônjuges conseguiu criar um maravilhoso bolo de casamento por apenas 50 dólares Chips de abobrinha: leves, sem gordura e fáceis de preparar no forno em alguns minutos

Fazer café com a moka: 5 conselhos úteis para prepará-lo sem erros

Por Roberta Freitas
4.006
Advertisement

Para muitas pessoas em todo o mundo, preparar e tomar café é muito mais do que um simples gesto: é um verdadeiro ritual a ser cumprido, respeitando regras rígidas, para que a famosa bebida energizante tenha o melhor sabor e consistência possíveis. Não estamos exagerando: por trás do café existem métodos, tradições e condições a serem satisfeitos que, se não seguidos, correm o risco de comprometer seu sucesso. E um café ruim, na verdade, ninguém gosta e, principalmente não merece!

Desde a máquina de café expresso, passando pelas cápsulas, dos grãos moídos ao café passado até o moka: existem muitas maneiras de preparar um café. Aqui, queremos falar com você sobre a cafeteira moka, originária da Itália, e dar alguns conselhos úteis sobre como obter sempre um café muito bom com esta ferramenta.

1. Vamos falar da água: quanta e qual escolher

Sem água, o café seria apenas um pó moído ou grãos. É por isso que é essencial usar a quantidade e a qualidade certa. Para evitar que a água da torneira altere o sabor do nosso café feito na moka, seria melhor usar água mineral natural, que deve ser previamente aquecida em uma panela (sem ferver) e depois derramada na cafeteira. E quanto colocar na nossa moka? Temos que encher até a válvula, não além.

2. Vamos escolher o café "certo": melhor se for em grãos

O café em pó é certamente o mais confortável e mais utilizado, mas se escolhermos aquele em grãos, para moer, certamente obteremos melhores resultados, justamente por causa de sua maior frescura. Para um café perfeito, você mesmo pode moer os grãos.

Advertisement

3. Quanto café na moka?

Essa é uma pergunta fundamental a ser feita, e um erro frequentemente cometido na preparação de um café com a moka é o de exagerar no café, colocando muito pouco ou pressionando-o antes de fechar a máquina. O café deve ser colocado até preencher todo o filtro, até a borda e, acima de tudo, sem pressioná-lo. Caso seja mais, lembre-se de remover o excedente. Não se preocupe, porque muito não significa melhor: seu café será incrível mesmo assim.

4. Antes de usar a moka, preste atenção na borracha

Se você tomou todas as precauções necessárias para preparar seu café, mas o sabor ainda não o satisfaz, pode haver alguns problemas com a própria cafeteira. A junta de borracha, em particular, é um componente a ser mantido sob controle o tempo todo. Lembre-se de que deve sempre ser branco, nunca marrom ou escuro. Se estiver mais escura, substitua.

5. A preparação: com a tampa aberta ou fechada?

Embora seja um procedimento menos conhecido e difundido, e embora existam várias "escolas de pensamento" a esse respeito, muitos acreditam que fazer o café com a tampa do moka levantada garanta um melhor resultado. De acordo com essa visão, será apropriado fechá-la assim que a cafeteira começar a emitir sua característica "murmuração". Obviamente, em qualquer caso, o fogo deve sempre ser desligado, para evitar que o café derrame.

Advertisement
image: Pixabay

Tudo pronto então? Tomando as várias precauções necessárias e lembrando de provar o café de preferência em uma xícara de porcelana bastante grossa, poderemos ter uma pausa verdadeiramente incrível. Além disso, sabemos bem: o café é um momento agradável e, por esse motivo, sua qualidade deve estar sempre ao máximo. Bom café!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado