Veja por que você é mais picado pelos mosquitos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Veja por que você é mais picado pelos…
Casas comuns para idosos: uma alternativa mais barata e mais social às casas de repouso tradicionais A posição em que seu cão dorme revela muito do seu estado mental: descubra como ele se sente

Veja por que você é mais picado pelos mosquitos

04 Setembro 2018 • Por Roberta Freitas
16.178
Advertisement

Todos os anos, durante o verão, milhões de pessoas são vítimas do inseto mais odiado de todos: o mosquito. Temos diversas opções para afastá-la como a desinfestação, loções anti-picadas e repelentes, mas elas continuam sempre ali a nos morder. Mas os mosquitos também têm uma preferência quando se trata de escolher o 'menú'. Veja como elas nos escolhem. 

Existem milhares de espécies diferentes de mosquitos, felizmente nem todos são 'especializados' em picar humanos e apenas alguns são portadores de doenças como malária ou febre amarela. A coisa mais interessante (talvez um pouco menos para aqueles que são vítimas disso) é que quando esses insetos decidem que precisam se alimentar, eles parecem ter preferências entre nós humanos. Isso não significa que algumas pessoas sejam mais apetitosas do que outras ou que tenham sangue "mais doce" como costumavam nos dizer, a resposta a essa pergunta parece estar em nossa pele. Os mosquitos de alguma forma conseguem perceber a mais saborosa "refeição" através de vários métodos, todos cientificamente provados. Este parasita é capaz, primeiramente, de perceber o dióxido de carbono emitido por um corpo. Em um ser humano, o cheiro de CO2 é amplificado pelo ácido láctico mais do que em outros animais, além disso, o dióxido de carbono emitido por pessoas com excesso de peso e grávidas é maior do que os outros.

Também importante para a escolha é a flora de micróbios que temos na nossa pele. Temos milhões de bactérias não patogênicas que dependem do que comemos, bebemos e tocamos. A presença de certas bactérias em nossa pele parece influenciar fortemente a decisão dos mosquitos. Ainda assim, no entanto, não está claro por que eles preferem uma certa flora microbiana em respeito à outra. Além das bactérias e do dióxido de carbono, quando fazemos atividade física e aumentamos a temperatura do corpo e geramos ácido láctico, estamos mais propensos ao risco de sermos picados, bem como quando bebemos álcool. As razões permanecem variadas e provavelmente ainda serão descobertas, a ciência durante anos tenta entender o critério de escolha de mosquitos sem resultados concretos. A única coisa certa é que para tentar sobreviver nos lugares em que estamos cercados, é protegendo-se com repelentes de mosquitos e loções.

Tags: AnimaisCiênciaSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado