Um médico japonês de 105 anos revelou 12 conselhos para viver bem: vale a pena conferir

por Roberta Freitas

28 Novembro 2018

Um médico japonês de 105 anos revelou 12 conselhos para viver bem: vale a pena conferir
Advertisement

A poção da juventude eterna ainda não foi descoberta, mas certamente sabemos que existem muitas maneiras de viver o máximo possível e, acima de tudo, felizes e saudáveis. Algumas delas, foram claramente reveladas por alguém que entende muito bem disso. Estamos falando do Dr. Shigeaki Hinohara, um médico japonês que, entre outras coisas, viveu até 105 anos. Antes de morrer, em 2017, ele escreveu uma lista de bons hábitos que ele acredita que podem nos ajudar a viver mais e a sorrir. Aqui estão eles!

via weforum.org

Advertisement
Karsten Thormaehlen/Wikimedia

Karsten Thormaehlen/Wikimedia

1. Considere apenas o que merece sua atenção. O estresse prejudica o corpo e o espírito, portanto evite se estressar por questões de pouca importância.
2. Seja inspirado. Arte, poesia e música são grandes fontes de inspiração: negligenciá-las significa fechar as portas à imaginação.
3. Não tenha ciúmes do seu conhecimento. Tudo o que você aprende, compartilhe com os outros como se fosse um presente.
4. Planeje, sempre. Não se surpreenda com os acontecimentos: planeje as coisas, assim nada irá te custar caro demais.
5. Desligue sua mente da dor. Não pense no que te magoa e tira a sua energia, aprende a virar para o outro lado e a deixa ir.
6. Não negligencie as alegrias diárias. Não se esqueça de cuidar de si e das pessoas ao seu redor, aproveitando os pequenos momentos de alegria.
7. Não pare no primeiro "passo". Em uma discussão, sempre tente ouvir versões diferentes, então você será mais objetivo!
8. Coma saudável e durma bem. A saúde é uma mercadoria preciosa, não a desperdice.
9. Confie em si mesmo. Há uma diferença entre a humildade e a falta de auto-estima: não peça ajuda para cada mínima dificuldade, resolva-a!
10. Não seja afeiçoado a dinheiro. Ele é destinado a ser gasto, por isso não fique deprimido quando esvaziar seus bolsos.
11. Encontre um modelo de referência. Cerque-se de pessoas que acha que são melhopres que você e, quando estiver indeciso, peça conselhos com humildade.
12. Ame seu trabalho. Se você faz um trabalho que você gosta, você não vai trabalhar um dia em sua vida.

Advertisement