Por que não devemos usar sapatos dentro de casa: todos os riscos associados ao ninho de bactérias na sola

por Roberta Freitas

22 Outubro 2021

Por que não devemos usar sapatos dentro de casa: todos os riscos associados ao ninho de bactérias na sola
Advertisement

Não é preciso ser um gênio para entender que andar pela casa com sapatos só alimenta o número de bactérias e sujeira dentro de nosso apartamento. Mas é sempre bom reiterar para quem, depois de um longo dia de trabalho, entra em casa sem tirar os sapatos, um pouco por distração, um pouco por apatia. Um estudo da Universidade do Arizona confirmou que andar pela casa com as solas dos sapatos que pisotearam as calçadas da cidade significa trazer para o seu apartamento a beleza de 421 mil bactérias, incluindo bactérias colifecais, ou seja, provenientes de excrementos.

via NY Times

Advertisement
Pexels

Pexels

Obviamente, nenhum de nós desinfeta os sapatos antes de entrar em casa e, para ser sincero, ninguém limpa bem o chão de casa todos os dias. Infelizmente, porém, as bactérias dos nossos sapatos podem contaminar e permanecer no ambiente doméstico por muito tempo se as superfícies não forem desinfetadas prontamente. Como se isso não bastasse, uma porcentagem considerável dessas bactérias acaba sendo bastante prejudicial.

No estudo realizado por uma equipe da Universidade do Arizona, foram comparadas duas amostras de calçados diferentes: os sujos, de uso diário na rua, e os de sola limpa. Neste estudo, foi demonstrado que 27% dos calçados usados ​​ao ar livre continham as bactérias mais agressivas.

Advertisement
Pixabay

Pixabay

As bactérias colifecais que entram na casa são o resultado de todos os excrementos de animais que pisamos inadvertidamente e que tendem a grudar na sola dos sapatos, mesmo na forma de minúsculas partículas. O mesmo vale para os casos em que são usados ​​banheiros públicos. Refletindo sobre essas questões, temos certeza de que da próxima vez que você entrar em casa após um longo dia fora, você vai tirar os sapatos na entrada, mudando radicalmente sua rotina. Pense bem nisso!

Advertisement