As crianças que vão dormir tarde sofrem de mais distúrbios, é o que dizem os psiquiatras - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
As crianças que vão dormir tarde sofrem…
20 doces pérolas de sabedoria ditas pelo Ursinho Puff A arma secreta de uma mulher empática contra um narcisista

As crianças que vão dormir tarde sofrem de mais distúrbios, é o que dizem os psiquiatras

Por Roberta Freitas
2.449
Advertisement

Há alguns anos a regra era que, depois do jantar, as crianças iam direto para a cama: se considerarmos que comíamos muito mais cedo do que fazemos agora, as crianças acabavam indo para debaixo das cobertas bem cedinho. 

Essa regra também era imposta para dar aos adultos mais tempo livre depois de uma certa hora, mas também tem uma grande importância para a saúde e o crescimento das crianças. Os psiquiatras observaram, de fato, uma incidência maior de transtornos de ansiedade e estresse em crianças que têm o hábito de ir dormir tarde.

Infelizmente, os costumes modernos mudaram significativamente o ritmo de vida de todos os membros da família. As crianças vão dormir sempre mais tarde, ocupadas com muitas distrações, incluindo computador, tablet, smartphone e a velha e querida televisão. No entanto, acostumar as crianças a dormir cedo é essencial para seu desenvolvimento psicofísico.

O hormônio do crescimento é ativado principalmente à noite, mas age efetivamente na quarta fase do sono. Como resultado, mais tarde a criança adormece, menos tempo esse hormônio tem para funcionar adequadamente. A quantidade certa de sono parece contribuir positivamente para a prevenção de doenças degenerativas do cérebro, como a doença de Alzheimer.

Então, como educar melhor os pequenos? Simples, basta dar um bom exemplo. É difícil impor um toque de recolher, se praticamente todas as outras pessoas da casa estão acordadas e todas as luzes ainda estão acesas. Também a escolha do tipo de iluminação é importante porque a luz amarela é quente e relaxante, a luz branca é fria e inibe o hormônio do sono, a melatonina.

Não é coincidência que a luz dos dispositivos eletrônicos seja branca, então é melhor não deixar as crianças brincar com o celulares antes de dormir. O mesmo se aplica aos adultos, acordar no meio da noite para ler uma mensagem torna mais difícil voltar a dormir.

Desse ponto de vista, seria saudável, tanto para crianças quanto para adultos, transformar a casa em um ambiente livre de estresse, em um lugar acolhedor que melhora a qualidade de vida. Ao longo do dia, o mundo exterior absorve a maioria dos nossos recursos e energias. 

Uma vez de volta da escola ou do trabalho, seria melhor limitar todos os estímulos que nos mantêm em um estado de atenção constante, diminuindo a velocidade e reduzindo a capacidade natural do corpo de se recuperar. Uma infância feliz é o início de uma adolescência saudável e de uma maturidade decididamente mais serena.

Tags: CriançasSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado