3 conselhos úteis para as pessoas que estão sofrendo com a ansiedade

por Roberta Freitas

30 Março 2019

3 conselhos úteis para as pessoas que estão sofrendo com a ansiedade
Advertisement

A ansiedade é uma emoção muito comum que faz parte da complexa esfera interna de cada indivíduo. Pode ser desencadeada por qualquer evento, positivo ou negativo, que implica um certo envolvimento mental. No entanto, essa é uma reação normal a uma situação estressante, diferente é quando esse sentimento se torna muito intrusivo, esmagador ou mesmo incapacitante.

Aqui estão 3 dicas para gerenciar melhor essa condição.

via adaa.org

Advertisement
pixabay

pixabay

Ouça o seu eu interior. A ansiedade e o estresse não dependem tanto de situações externas, mas da maneira como os estímulos externos são traduzidos em emoções. A prova é que nem todos reagem da mesma maneira na mesma situação. É necessário entrar em contato com o seu "eu" interior, visualizar a fonte e a razão da ansiedade, para poder dominá-la.

Advertisement
r. nial bradshaw/Flickr

r. nial bradshaw/Flickr

Cerque-se de pessoas positivas. O ambiente tem um efeito perceptível na esfera emocional, então aqueles que sofrem de ansiedade fariam bem em buscar o contato e a proximidade de indivíduos capazes de expressar otimismo e energia. A companhia de amigos ou familiares que sabem aliviar o fardo é fundamental no processo de cura pessoal.

Karoly Czifra/Flickr

Karoly Czifra/Flickr

Pedir ajuda. Admitir que você tem um problema e aceitar que não pode superá-lo sozinho não é uma manifestação de fraqueza, mas um ato de coragem. A ansiedade é muitas vezes acentuada com a sensação de estar sozinho, então já falar sobre isso com alguém ajuda a se sentir melhor. Expressar seus sentimentos é o primeiro passo para metabolizar o que está acontecendo.

Todas as emoções são essenciais para viver e saborear todos os momentos. No caso da ansiedade, é necessário aprender a distinguir entre a ansiedade fisiológica e patológica, isto é, entre a ansiedade saudável e natural e a prejudicial e destrutiva. O que nunca deve ser esquecido é que toda pessoa é "responsável" por suas próprias emoções,  é o criador não a vítima. Quando uma situação cria desconforto, a estratégia vencedora é não sofrer, mas se perguntar por que você não se sente bem. Você não é forte quando nada pode manchar sua armadura, mas quando você pode superar as dificuldades e seguir em frente apesar de tudo.

Advertisement