Os rins são órgãos fundamentais: veja 8 simples hábitos para deixá-los sempre saudáveis

por Roberta Freitas

28 Março 2019

Os rins são órgãos fundamentais: veja 8 simples hábitos para deixá-los sempre saudáveis
Advertisement

Cada órgão único que compõe o corpo humano tem seu papel específico e colabora com os outros para que tudo funcione perfeitamente. Por mais que a genética, a sorte e a constituição física de cada indivíduo possam contar, o estilo de vida certamente afeta muito o bem-estar do organismo. Neste espaço, em particular, vamos nos concentrar na importância dos rins e em como mantê-los saudáveis pelo maior tempo possível.

via worldkidneyday.org

Advertisement

Algumas ações que fazem bem para os rins:

Algumas ações que fazem bem para os rins:

offutt.af.mil

Limite a cafeína. Sendo uma substância excitante e diurética, pode estimular o funcionamento dos rins em demasia, causando desidratação.
Faça atividade física regular. Um estilo de vida sedentário causa estagnação no sangue e na circulação linfática, por isso é bom continuar se exercitando constantemente.
Não exceda com a ingestão de proteínas. O acúmulo desse tipo de nutriente aumenta a carga renal e faz com que cálculos possam se desenvolver.
Beba a quantidade certa de água. A ingestão de líquidos é essencial para a filtragem renal, portanto, você precisa se hidratar suficientemente com base na idade, sexo, tipo de dieta e peso corporal.
Reduza o consumo de sódio. O sal sobrecarrega os rins, por isso seria uma boa ideia adicionar pouco sal à comida até sentir a necessidade de fazê-lo cada vez menos.
Durma mais e melhor. O sono é essencial para regenerar o tecido renal, de modo que descansar pouco e mal significa dificultar esse processo.
Elimine o álcool e o tabaco. Os rins têm a função de filtrar e limpar o sangue e o sistema linfático, de modo que o excesso de toxinas pode prejudicar seu trabalho.
Evite dietas drásticas. Dietas muito rígidas ou a tentativa de perder peso rapidamente faz com que o corpo fique chocado e crie desequilíbrios nos rins.

Advertisement
pxhere

pxhere

As sugestões acima mencionadas são, na maior parte, já conhecidas, mas, apesar disso, é cada vez mais difícil cumprir as precauções muito simples e abandonar os hábitos da vida moderna. As pessoas começam a beber e fumar em tenra idade, os ritmos estressantes afetam a qualidade do descanso, comem sempre correndo a primeira coisa que aparece, e esses são apenas alguns dos exemplos mais comuns. Ser bonito não significa necessariamente ser saudável, enquanto se opta mais frequentemente por dietas irregulares e excessivas do que por pequenos sacrifícios diários. É necessário cuidar do seu corpo porque ele saberá como retribuir.

Advertisement