Magnésio: alguns bons motivos para não deixá-lo faltar na sua dieta diária

por Roberta Freitas

11 Abril 2019

Magnésio: alguns bons motivos para não deixá-lo faltar na sua dieta diária
Advertisement

A farmacologia moderna coloca continuamente no mercado todos os tipos de produtos para o cuidado da saúde e da estética. No entanto, independentemente de quanto a pesquisa científica evolui, muitas vezes são os ingredientes mais simples e naturais que proporcionam os maiores benefícios. O magnésio, por exemplo, é um mineral essencial, conhecido há séculos, que possui qualidades diferentes para o organismo e se presta às mais variadas aplicações, da beleza ao bem-estar.

via healthline.com

Advertisement
Magnésio: alguns bons motivos para não deixá-lo faltar na sua dieta diária - 1

Em primeiro lugar, o magnésio é um componente muito útil para reforçar o sistema esquelético. Normalmente, quando falamos de ossos, o primeiro mineral que vem à mente é o cálcio, contido em muitos alimentos, particularmente no leite e seus derivados. No entanto, o magnésio é igualmente importante, de modo que as pessoas que não tomam o suficiente são mais propensas a se quebrar.

Dormir bem é essencial para manter um ótimo estado de saúde, tanto físico como mental. Em alguns casos, o descanso pode ser prejudicado por câimbras, tensão e dores musculares, sendo indicado o magnésio, que relaxa os tecidos e garante um bom sono.

Existem muitos fatores que influenciam o bom humor e ajudam a aliviar o estresse, a depressão ou a ansiedade. O magnésio é um dos principais elementos para determinar uma condição emocional pacífica, associando-se a sentimentos de paz e calma.

Outro distúrbio ao qual o magnésio atua como um antagonista é o inchaço abdominal, graças à sua capacidade de combater a retenção de líquidos. Doses adequadas deste mineral também são capazes de tratar ou prevenir a constipação.

Advertisement
Magnésio: alguns bons motivos para não deixá-lo faltar na sua dieta diária - 2

À luz desses dados, é fácil entender o quanto é necessário integrar o magnésio à sua dieta. Se você é incapaz de tomar doses suficientes com alimentos, você também pode usar medicamentos multivitamínicos e multi-minerais. O essencial, no entanto, é sempre pedir conselhos ao seu médico, porque mesmo quando se trata de suplementos simples, você precisa ter certeza de que eles não têm contraindicações ou interações com drogas em uso.

Numa dieta equilibrada, que contém, por exemplo, cereais integrais, feijões, frutas secas e espinafres, é fácil encontrar a quantidade de magnésio que o corpo necessita, sem o auxílio de qualquer ajuda farmacológica.

Advertisement