A respiração profunda: um truque que todos podemos usar para melhorar a nossa qualidade de vida - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A respiração profunda: um truque que…
Uma mulher joga o seu cachorro no lixo: o encontram 6 dias depois quase morto Colesterol alto: 10 sintomas que nunca devemos subestimar

A respiração profunda: um truque que todos podemos usar para melhorar a nossa qualidade de vida

1.417
Advertisement

Respirar é um ato automático e involuntário do corpo, é realizado quase sem perceber. Percebemos somente em momentos de maior estresse, e não se sabe o quão importante é para o bem-estar.

A respiração é muito mais do que um simples mecanismo essencial para a vida, é um meio de comunicação com o qual é possível entrar em contato com a própria vida interior. Aqui está como e por que é essencial aprender a administrá-la melhor.

Além de uma necessidade primária que garante a sobrevivência, a respiração é a maneira como o corpo humano imita o ciclo natural de todas as coisas. A alternância de noite e dia, verão e inverno é semelhante à maneira pela qual inspiramos e expiramos. Prestar atenção a essa cadência repetitiva e primordial, aprendendo a torná-la mais funcional, pode realmente fazer a diferença em termos de saúde mental e física.

As culturas orientais foram as primeiras a apreender o valor da respiração nos processos de renovação do corpo. Assim, foram desenvolvidas disciplinas reais, como Yoga ou Tai-Chi, destinadas a exercer mais controle sobre um gesto constante e indispensável. Em média, cada indivíduo respira cerca de 17-18 vezes por minuto, duplicando até mesmo essa frequência quando está em estado de agitação.

Respirar mal e rapidamente é prejudicial porque afeta a pressão sanguínea, o sistema cardiovascular, assim como o sistema imunológico, os músculos e até mesmo o equilíbrio mental. Ser capaz de diminuir a média com a qual você respira e expira, tornando-a mais lenta e mais profunda, traz vantagens incríveis.

A respiração profunda, lenta e diafragmática tem efeitos miraculosos na ansiedade, na digestão, nas dores musculares e na postura. A respiração lenta consciente permite que você se concentre no momento presente, aumentando a concentração e a eficiência.

Com o exercício adequado, você pode obter cerca de 10 respirações por minuto. Para "treinar" você pode seguir este procedimento simples:

  • use roupas confortáveis ​​que não limitem a área da cintura do abdômen,
  • sente-se em uma posição confortável com as costas retas.
  • traga o peito para a frente, relaxe os ombros, mantenha os olhos fechados.
  • coloque uma mão no peito e a outra no abdômen.
  • inspire profundamente por cerca de 4 segundos e observe como a mão no abdômen é a que mais se eleva.
  • segure a respiração por 5 segundos e expire ruidosamente por outros 7.
  • repita esta rotina todos os dias.

É importante seguir este exercício muito gradualmente, sem cansar o corpo e chegar a situações de "fome de ar".

Desta forma, você aprenderá a se tornar mais consciente da sua respiração e a melhorar sua qualidade: lentamente, a desaceleração e a maior profundidade das inalações se tornarão automáticas, mesmo durante a respiração não consciente.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado