10 sintomas comuns que podem estar associados ao colesterol alto

por Roberta Freitas

20 Abril 2019

10 sintomas comuns que podem estar associados ao colesterol alto
Advertisement

O colesterol é muitas vezes visto como um "assassino silencioso" porque não dá sintomas particularmente importantes até que seja tarde demais. Às vezes, é culpa de dietas inadequadas, em outros casos é uma predisposição genética. Em qualquer caso, o nível lipídico no sangue deve sempre ser mantido dentro dos limites porque pode expor a risco de doenças cardiovasculares. A primeira defesa é a prevenção, mas aqui estão 10 sinais que podem funcionar como alarmes.

via Mayo Clinic

Advertisement
Heart Foundation NZ/Youtube

Heart Foundation NZ/Youtube

  • Constipação. A irregularidade intestinal pode ser causada não apenas pelos hábitos alimentares, mas também pela hipercolesterolemia.
  • Dor de cabeça e tontura. O excesso de gordura forma placas que impedem o fluxo sanguíneo e endurecem as artérias. Essas obstruções afetam a oxigenação, causando tontura e perda de equilíbrio.
  • Formigamento ou dormência nas extremidades. Sentir desconforto e dor nos braços e pernas é o resultado de um déficit circulatório.
Advertisement
10 sintomas comuns que podem estar associados ao colesterol alto - 2
  • Mau hálito. Muitas vezes, esse distúrbio também ocorre em pessoas que cuidam adequadamente de sua higiene bucal. A causa é a má digestão além da alteração do pH da saliva.
  • Senso de fadiga e astenia. Existem várias razões pelas quais você pode se sentir cansado ou fraco, mas um deles é o baixo fluxo de oxigênio e nutrientes.
10 sintomas comuns que podem estar associados ao colesterol alto - 3
  • Intolerâncias alimentares. Nos casos de colesterol alto, o organismo tende a desenvolver dificuldades no metabolismo de alimentos gordurosos, como frituras, queijos, carnes vermelhas, glúten etc.
  • Urticária. Coceira, irritação da pele, acne, manchas avermelhadas podem ser efeitos de um sofrimento do organismo que tenta remover o excesso de colesterol.
  • Tristeza. Um nível elevado de lipídios no sangue e no fígado retarda o metabolismo, influenciando a digestão e dando uma sensação de desconforto ao estômago.
Anderson Mancini/Flickr

Anderson Mancini/Flickr

  • Angina. Hipertensão e má circulação podem sobrecarregar o coração, causando dor torácica mais ou menos leve.
  • Problemas oculares. Visão borrada, queimação, amarelamento da parte branca do globo ocular são todos os alarmes de má circulação determinados pelo colesterol muito alto.

Cada um desses sintomas pode ser atribuído a várias outras doenças e não possui uma verdadeira validade diagnóstica. No caso de um ou mais desconfortos, é aconselhável entrar em contato com seu médico para realizar outras verificações.

Advertisement