Marido e mulher trazem uma floresta de volta a vida plantando 2 milhões de árvores em 20 anos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Marido e mulher trazem uma floresta…
Álcool com alho: veja como fazer este potente inseticida, ecológico e econômico Neste hospital os pacientes podem comer um sorvete criado para atenuar os efeitos da quimioterapia

Marido e mulher trazem uma floresta de volta a vida plantando 2 milhões de árvores em 20 anos

1.325
Advertisement

Um dos slogans mais populares e atuais é "salvar o planeta", um imperativo categórico para garantir a sobrevivência de todos, mas também uma expressão que esconde uma triste ironia. O planeta deve ser salvo substancialmente do homem, de sua exploração indiscriminada de recursos e da poluição. Entre os efeitos mais devastadores, além do aquecimento global, está a desertificação, a perda de enormes quantidades de patrimônio verde.

A FAO estimou que mais de 129 milhões de hectares de floresta foram destruídos desde 1990, igual à área da África do Sul. Há aqueles que, diante dessa realidade angustiante, escolhem não permanecer ociosos, mas reagir fazendo a sua parte.

Um deles é o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado que, junto com sua esposa Lelia Deluiz Wanik, implementou um projeto de reflorestamento gradual em uma área particularmente querida pelo casal, onde no passado dominava a floresta tropical e com o tempo reduzida a uma área vazia e estéril.

Advertisement

A iniciativa começou a dar seus primeiros passos em 2001 com a criação da Fundação Instituto Terra, que ao longo de cerca de 20 anos conseguiu plantar mais de 2 milhões de árvores.

Graças a este incansável e corajoso trabalho ambiental, a região foi repovoada lentamente e agora abriga 33 espécies de mamíferos, 293 variedades de plantas, 15 espécies de répteis, 15 de anfíbios e até 172 espécies de aves. Graças à força de vontade, paciência e amor pela terra mostrada pelo casal Salgado, foi possível reconstruir um ecossistema inteiro a partir do nada.

Alguns derrotistas podem objetar que levou duas décadas para alcançar este resultado, uma parte importante para a vida média de um ser humano. A questão não é quanto pode ser feito em quanto tempo, mas o que vamos começar a entregar nas mãos das futuras gerações.

Advertisement

Todo mundo passa um tempo relativamente limitado na Terra, mas nem todos podem realmente fazer a diferença e deixar um rastro que pode desafiar a eternidade. Talvez seja verdade que devemos salvar o planeta de nós mesmos, por isso é melhor começar a fazê-lo o mais rápido possível, porque o mundo é a nossa casa.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado