Não sou uma mãe perfeita, mas todos os dias eu tento ser uma boa mãe

por Roberta Freitas

08 Novembro 2019

Não sou uma mãe perfeita, mas todos os dias eu tento ser uma boa mãe
Advertisement

Tornar-se mãe é um grande presente, um privilégio que enriquece e muda a vida de uma mulher para sempre. Toda mãe gostaria de ser sempre perfeita para seus filhos: ela sempre gostaria de saber o que fazer e de fazer bem feito. Toda mãe sempre espera ser cada dia melhor e fazer cada vez mais cuidar para seus filhos. Mas as mães costumam esquecer que a perfeição não existe, que é possível aprender com seus erros e que aceitar sua própria imperfeição faz parte de ser mãe.

via Health Line

Advertisement
Pexels

Pexels

As mães sempre tendem a querer realizar suas tarefas perfeitamente, esquecendo o quanto é difícil ser mãe. E, não apenas pelo parto e pela dor, ou pelas noites sem dormir, ou pelas mil dúvidas que as assolam. Mas também por um sentimento de "rompimento" com o modo de vida anterior. Os tempos e as necessidades mudam totalmente, os projetos de vida ou de trabalho que frequentemente sofrem repercussões e o corpo que se transforma sob seus olhos. Nada mais é como antes e nunca mais será. E você se vê pensando nessa nova versão que ainda não conhece e para a qual gostaria de dizer "calma, você vai conseguir". Em vez disso, você se pergunta por que não tem tempo nem para tomar um banho ou tomar um café com os amigos.

Você começa a sentir a pressão subindo do seu estômago e analisa sua vida sob uma lupa até ficar sobrecarregada com sentimentos de culpa por qualquer coisa. Então, um dia você irá acordar e olhar diferentemente para esses dias que parecerão desbotados e distantes e irá notar que está sorrindo. Porque o tempo que passa alivia o cansaço e acalma os sentimentos de culpa, e por nada no mundo você voltaria atrás.

Advertisement
Dave Parker/Flickr

Dave Parker/Flickr

E é apenas o começo de um novo e maravilhoso caminho a ser descoberto: quando seu filho pega você pela mão ou diz que te ama, ou quando você pode curar qualquer machucado com um beijinho. Então você percebe que sim, é imperfeita, comete erros e certamente fará outros, mas tenta todos os dias se comprometer a ser uma boa mãe.

Uma boa mãe que pode cometer erros, mas aprende com eles, uma mãe que tenta ser a versão melhor de si mesma.

Advertisement