O gengibre, potente aliado natural contra a tosse seca ou com catarro

por Roberta Freitas

20 Setembro 2019

O gengibre, potente aliado natural contra a tosse seca ou com catarro
Advertisement

Insônia, fadiga e dores de cabeça são apenas alguns dos sintomas desagradáveis que acompanham o aparecimento da tosse. Essa última pode ser de dois tipos, aquela com catarro, caracterizada pela presença de expectoração, ou "seca", menos congestionada, mas exatamente por esse motivo muito irritante. Normalmente,usamos um dos muitos xaropes no mercado, mas existe uma poderosa alternativa natural, o gengibre.

Advertisement
Pixnio

Pixnio

Essa raiz é usada há milhares de anos na medicina tradicional chinesa e ayurvédica, é particularmente eficaz e tem a vantagem de não conter produtos químicos sintetizados em laboratório. Possui alto conteúdo mineral (magnésio, manganês, cálcio, ferro, sódio e fósforo), vitaminas (C, B1, B2, B3) e antioxidantes. Do ponto de vista terapêutico, o gengibre pode: reduzir a sensação de náusea e agir como antiemético, regula a glicose no sangue, fortalece o sistema imunológico e também funciona como um tônico, e dizem que possa até ajudar a prevenir o câncer de próstata e a Doença de Alzheimer.

Existem diferentes maneiras de explorar as qualidades benéficas do gengibre, mas aqui vamos indicar um específico, que é o pacote. Os ingredientes necessários são: 1 colher de sopa de farinha, 1 colher de sopa de mel (de preferência orgânico), 1 colher de sopa de gengibre fresco ou em pó, 1 colher de sopa de azeite (possivelmente orgânico), fita adesiva, toalhas de papel, pastilhas de gaze estéril .

Advertisement
Needpix

Needpix

O processo de preparação envolve antes de tudo misturar mel e farinha até obter uma mistura espessa. Em seguida, adicione o azeite e o gengibre, misturando tudo. O produto deve ser espalhado sobre uma toalha de papel enrolado com gaze. O pacote deve ser colocado contra o peito e fixado com fita adesiva e deve ser mantido por pelo menos 2 horas em crianças ou a noite toda no caso de adultos.

Como forma de precaução, é sempre aconselhável consultar seu médico para garantir que não haja precauções ou contra-indicações.

Advertisement