Não podemos deixar escapar as pessoas empáticas: são as únicas que podem ver o mundo com os nossos olhos

por Roberta Freitas

30 Outubro 2019

Não podemos deixar escapar as pessoas empáticas: são as únicas que podem ver o mundo com os nossos olhos
Advertisement

O termo empatia, às vezes, tende a ser superestimado ou usado em contextos que não se encaixam no significado real dessa palavra. Basta a tendência de uma pessoa a estar pressente e saber ouvir alguns desabafos para imediatamente se "rotulada" como empática.

No entanto, uma pessoa que realmente consegue exercer empatia vai além dessas características. É um indivíduo especial que pode, em alguns casos, ser surpreender ou irritar, mas é uma grande sorte tê-lo ao lado. Vamos ver o porquê.

via Psychology Today

Advertisement
Pxhere

Pxhere

Um empata é uma espécie de "detector de mentiras", uma pessoa para qual é melhor nunca mentir. Esses não são dons "mágicos", mas uma capacidade acima da média de se colocar no lugar dos outros, conseguindo captar sinceridade, falsidade, tristeza, felicidade ou qualquer outra mudança de humor.

Vai além, então, do simples "eu te entendo" ou "você está certo", mas se trata de uma atitude que está ligada a um sentimento profundo. Habilidades acima da média, que implicam em uma necessidade constante, para o empata, de se manter sintonizado com os outros. Se, no entanto, as pessoas ao seu redor se esconderem, a pessoa empática ficará desapontada, preocupada e chateada, exatamente porque percebe, naquele momento, que não está recebendo aquilo que consegue dar.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Por esse motivo, a pessoa empática é capaz de entender quando alguém está mentindo, desmascarando prontamente os mentirosos. Isso, como mencionado, não é feito com malícia ou maldade, mas simplesmente porque a pessoa empática continuar a usar suas habilidades de identificação e compreensão.

Da mesma forma, um empata entende quando algo está errado com os outros, apesar do fato de que talvez esse último mostre normalidade. Autenticidade é a primeira maneira pela qual eles avaliam e medem o mundo circundante e, como eles se dão muito aos outros, gostam de receber de volta o mesmo tratamento.

Portanto, ter uma pessoa empática ao seu lado não deve assustá-lo, porque significa saber que você tem um indivíduo próximo a você que pode ver o mundo com os seus olhos. Se agirmos com malícia e desonestidade, no entanto, o empático será capaz de nos entender e desmascarar, e isso significaria perder sua confiança e qualquer ajuda que ele pudesse nos dar. No entanto, encontrar uma pessoa assim não é fácil e, quando isso acontecer, entenderemos que será como estar na frente de um tesouro.

Advertisement