As meias-luas brancas nas unhas: o que são e o que podem revelar sobre o nosso estado de saúde - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
As meias-luas brancas nas unhas: o que…
A menina de 3 anos pega no colo a irmãzinha pela primeira vez e se apaixona imediatamente Os pacientes deste médico pagam a consulta e os remédios somente se podem

As meias-luas brancas nas unhas: o que são e o que podem revelar sobre o nosso estado de saúde

8.616
Advertisement

Nosso corpo tem um mecanismo complexo, composto de muitos elementos que interagem entre si, todos com uma função específica. Conhecê-los da melhor maneira possível é essencial para se manter saudável, mesmo através de detalhes ou pequenos sinais que possam nos fornecer informações importantes.

Por exemplo, nem sempre damos às unhas o peso que elas merecem. Essas partes do corpo, no entanto, são componentes que podem atuar como indicadores do nosso estado de saúde. Em particular, na base da unha existe a lúnula, uma pequena área mais rígida, de cor clara e dimensões variáveis. Você já se concentrou em suas funções?

via: Healthline

A lúnula faz parte da matriz ungueal, ou seja, a área em que há mais nervos, linfa e vasos sanguíneos. Pode ter dimensões variáveis até não ser visível. Isso pode não estar necessariamente relacionado a um problema de saúde, embora, em alguns casos, uma lúnula sem importância possa estar relacionada a estados de anemia, desnutrição ou depressão, além de problemas de tireóide.

Os lúpulos, portanto, podem ser mais visíveis em alguns dedos (em particular nos polegares) e menos em outros, e esse também é um fator geralmente normal. Na maioria dos casos, de fato, não ter lúpulos em alguns dedos não significa que você tenha problemas de saúde. Apesar disso, é útil monitorá-los de tempos em tempos. Se você não vê mais em uma unha em particular onde elas estavam presentes antes, ou se elas mudam de forma, tamanho ou cor e mostram outros sintomas, é útil consultar um médico para um diagnóstico.

Precisamente a cor é outra característica distintiva e variável das lúnulas. Geralmente, uma lúnula saudável é de cor marfim. Se, no entanto, essa parte da unha tende a ficar acinzentada, podemos enfrentar as deficiências nutricionais necessárias. Da mesma forma, se os lúpulos estiverem roxos e essa cor estiver associada a dores de cabeça ou tontura, pode haver problemas de circulação.

Em geral, podemos dizer que, sempre que uma cor anormal dessa parte da unha é notada, é útil prestar atenção a quaisquer outros sintomas relacionados.

Como sempre, dada a complexidade do tópico, lembramos que as informações neste artigo são meramente informativas. Você precisa levar sua saúde a sério: é por isso que é essencial sempre consultar seu médico quando surgirem problemas ou anomalias.

 

Tags: Bem-estarSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado