Quando um homem deixa sua família: uma reflexão sobre as consequências de uma traição

por Roberta Freitas

13 Dezembro 2019

Quando um homem deixa sua família: uma reflexão sobre as consequências de uma traição
Advertisement

Depois de trabalhar tanto para construir uma relação amorosa e uma família, tendo amado muito, criado seus filhos, lutado para que tudo funcionasse e amado muito sua esposa, chega um momento em que você se cansa ou sente vontade de desistir. Não se trata de recusar sua família ou negar o que vocês fizeram juntos, é simplesmente um esgotamento temporário das emoções. E isso acontece com muitos homens.

via New York Post

Advertisement
Needpix

Needpix

Nesse ponto, você tenta se livrar um pouco de suas responsabilidades, quer diminuir esse cansaço, mas nada disso significa que você realmente não ame mais a sua família. Só que, depois de tantos anos, seu estado emocional é muito frágil e, sem pensar muito, você se vê procurando uma maneira de se libertar para se sentir melhor. Termina nos braços de outra mulher, talvez mais jovem, que chega no entanto com igual ou mais responsabilidade; você também estará participando e cuidando de outras crianças que não são seus filhos e, além disso, terá que continuar cumprindo suas responsabilidades para com sua família.

Deixar sua família por outra mulher com outra família é como se você estivesse construindo um navio há muito tempo, tornando os detalhes invejáveis ​​e quando estiver pronto para zarpar, saia do projeto porque está cansado de construí-lo. Talvez chegue um momento em que um homem simplesmente se sinta cansado, não esteja cansado de sua família, mas só precise de tempo para analisar o que sente e o que conseguiu construir. Você acha que vai se sentir melhor, assume que sua vida será mais agradável por um caminho diferente, mas a realidade é que não é assim.

Advertisement
Alon/Flickr

Alon/Flickr

Não que ele pare de amar sua família, ele ama sua família. Mas o esforço o confunde, o faz duvidar das decisões do passado e acredita que é o ambiente familiar que o domina. Ele não percebe que o esforço é interno e é apenas dele. Ele deve entender que é uma guerra interna que somente ele deve lutar sem cometer o grande erro de sair e acabar sozinho, sem que ninguém o apoie.

Um homem nessas circunstâncias precisa de conselhos úteis, de falar sobre o que sente com sua família ou talvez com um especialista; mostrar seus sentimentos ou encontrar uma solução para esse cansaço emocional junto com sua família ou um psicoterapeuta significa tomar as medidas corretas e necessárias para que você não siga o outro caminho, ou que chegue a uma decisão drástica como aquela de deixar sua família e sofrer por um arrependimento destrutivo ao longo do tempo.

Advertisement