Cantar todos os dias reduz o estresse e aumenta a expectativa de vida: é o que diz um estudo - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Cantar todos os dias reduz o estresse…
Se você contradiz um sábio ele irá te agradecer; se você contradiz um ignorante, será teu inimigo 4 sinais inconfundíveis que uma pessoa é falsa

Cantar todos os dias reduz o estresse e aumenta a expectativa de vida: é o que diz um estudo

1.386
Advertisement

Uma nova pesquisa diz que cantar todos os dias reduz o estresse e ajuda você a viver mais. Além disso, a música pode aliviar a dor, fazer com que trabalhemos com mais qualidade e ajuda a relaxar. Para citar Jimi Hendrix: "A música não mente. Se existe algo a ser mudado neste mundo, só pode ser feito através da música". Uma das melhores maneiras de obter os benefícios da música é através do canto. Pesquisas neste campo mostraram que o canto pode melhorar nossa saúde, aumentar a felicidade e até mesmo prolongar nossas vidas.

image: maxpixel.net

Cantar também é bom para o cérebro, permitindo que libere endorfinas, hormônios que produzem prazer, simultaneamente com a ocitocina, hormônios que diminuem o estresse e a ansiedade. A ocitocina também reduz os sentimentos de depressão e solidão, fazendo-nos sentir mais ligados ao mundo, e é exatamente por isso que cantar com outras pessoas nos faz sentir ainda melhor!

Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostrou que as pessoas que cantam juntas se tornam tão conectadas que acabam sincronizando os batimentos cardíacos.
Cantar também requer uma profunda concentração na respiração, que age em grupos musculares importantes na parte superior do corpo e é excelente para a saúde pulmonar e cardiovascular.

Björn Vickhoff, o pesquisador que coordenou a equipe do estudo, disse: "A música é uma forma de respiração regular e controlada, já que a exalação ocorre durante as frases da música e a inspiração entre elas. É mais ou menos o mesmo efeito da respiração da yoga. Isso ajuda a relaxar e há indícios que nos dizem que isso proporciona um benefício para o coração. Portanto, alguém poderia argumentar que cantar é melhor do que fazer yoga!".

A pesquisa também mostrou que o canto produz baixos níveis de cortisol, reduzindo o estresse e melhorando nosso sistema imunológico.

Finalmente, um estudo conjunto realizado pelas universidades de Harvard e Yale em 2008 descobriu que o canto aumenta a expectativa de vida.
Então, o que estamos esperando? Vamos começar a cantar!

Tags: CiênciaCantoSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado