Um terapeuta ilustra 5 simples passos para controlar ansiedade e ataques de pânico - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Um terapeuta ilustra 5 simples passos…
Pessoas autênticas: veja as suas 15 características A felicidade de uma mulher tende a aumentar no período sucessivo ao divórcio, segundo uma pesquisa

Um terapeuta ilustra 5 simples passos para controlar ansiedade e ataques de pânico

1.245
Advertisement

A ansiedade fisiológica é definida como a condição emocional normal de resposta do corpo a uma situação estressante. Outra história é a ansiedade patológica, isto é, o mesmo estado psicofísico que é, no entanto, desproporcionado em relação ao contexto desencadeador ou mesmo infundado. Na sociedade moderna, a incidência de crises de ansiedade, ou pior, de ataques de pânico continua aumentando. Aqui estão 5 estratégias simples para aliviar a tensão em caso de necessidade.

OBS.: os conselhos que lhe damos NUNCA podem substituir a opinião de um médico ou os tratamentos que um especialista pode receitar para uma patologia específica.

image: Pixabay
  • Dedique-se a uma atividade relaxante. Quando você percebe que a ansiedade está aumentando, antes de subir para níveis que desencadeiam um ataque de pânico, você pode desviar sua atenção, ocupando sua mente em algo relaxante ou divertido. Ouvir música, brincar com um celular, desenhar ou o que for, são estratégias úteis para aliviar o estresse.
  • Fale com alguém. Entre os comportamentos mais comuns adotados por aqueles que sofrem de ansiedade e pânico está a ação de evitar e procrastinar, isto é, adiar ou abster-se completamente de compromissos ou atividades que são conhecidos ou pensados ​​para causar estresse. Nesses casos, pode ser útil conversar com uma pessoa de confiança, que conhece o problema e com quem você compartilha uma conexão emocional. Nos casos mais notórios, a ajuda profissional e o apoio de um terapeuta são essenciais.
  • Respire profundamente. No estado de ansiedade, um dos primeiros efeitos é uma mudança no modo e na velocidade com que alguém inala e exala. É feito de forma rápida e superficial, envolvendo apenas os pulmões superiores. A hiperventilação anormal acarreta desequilíbrio gasoso no sangue, causando tontura e náusea. Um método eficaz para reverter esse processo é respirar através do diafragma, ou seja, "com a barriga", lenta e profundamente, diminuindo assim a pressão arterial e a frequência cardíaca.
image: Unsplash
  • Mova o corpo para dominar a mente. No ataque de pânico, o aspecto central é a perda de controle. Exercitar o corpo pulando, correndo, batendo palmas ou sacudindo a cabeça pode ajudá-lo a voltar a ter contato com a realidade e sentir-se novamente presente em si mesmo.
  • Visualize uma situação agradável. Uma excelente estratégia para combater eficazmente a ansiedade e os ataques de pânico é imaginar estar em um ambiente seguro e agradável, talvez em um ambiente natural, um lugar onde alguém esteve ou quer visitar.

Ainda hoje a ansiedade e os distúrbios de pânico são muito diminuídos, estigmatizados ou negligenciados devido à ignorância ou constrangimento. O primeiro passo para resolver esse tipo de problema é aprender a reconhecê-lo e aceitá-lo. Fugir só piora as coisas, você tem que enfrentar sua condição com maturidade e serenidade, sendo apoiado por especialistas ou por aqueles que já tiveram que lidar com esses problemas e os administraram com sucesso.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado