Comer a parte "boa" do pão mofado não é um hábito saudável, segundo os especialistas

por Roberta Freitas

07 Maio 2019

Comer a parte "boa" do pão mofado não é um hábito saudável, segundo os especialistas
Advertisement

Fazer compras todos os dias está se tornando uma prática cada vez menos comum, devido ao ritmo mais agitado da vida e ao menor tempo disponível. Assim, tendemos a ir ao supermercado apenas nos finais de semana, estocando o que pode ser usado durante toda a semana e além. Alimentos enlatados, de longa duração ou congelados têm vida longa, mas ainda pode acontecer que outros alimentos perecíveis estragarem.

via insider.com

Advertisement
Helena Jacoba/Flickr

Helena Jacoba/Flickr

Um caso muito comum é o do pão, que tende a endurecer demais ou, em casos extremos, até mesmo a mofar em parte. Nessa circunstância, para não desperdiçá-lo, é comum cortar a parte comprometida para consumir a parte "boa". Quão seguro, no entanto, é essa simples operação para a saúde?

Os especialistas a este respeito não têm dúvidas, é sempre aconselhável nunca comer pão com mofo, mesmo quando ele está presente apenas em uma pequena porção de sua superfície. Existe uma razão mais do que válida para aplicar esta regra de segurança, enquanto o mofo nada mais é do que um tipo de fungo. Da mesma forma que as espécies que se juntam na vegetação rasteira, até os fungos de comida têm raízes chamadas "hifas", que se estendem muito mais profundamente do que o que é visível do lado de fora.

Assim, ao eliminar a parte danificada, todo o pedaço de pão ainda pode estar contaminado por hifas de mofo.

Advertisement
Pixabay

Pixabay

Consumir o que parece esteticamente limpo e intacto pode não ter nenhum efeito prejudicial, mas em alguns casos pode ser extremamente prejudicial, dependendo do tipo de mofo que contaminou o alimento.

A penicilina, por exemplo, é benéfica para os seres humanos, mas existem outras, como Rhizophus Stolonifer, o mofo preto do pão, que pode ser muito tóxico. Outra precaução a ser aplicada a todos os alimentos, tanto para aqueles armazenados no refrigerador e no exterior, é mantê-los fechados em recipientes especiais ou sacos, para evitar a contaminação por mofo através da liberação de esporos voláteis. 

Embora seja composto de fatias separadas, mesmo que apenas uma seja encontrada mofada, todo o pão deve ser considerado ruim. Na verdade, é muito fácil para os esporos de fungos se espalharem por toda a atmosfera dentro do saco e, portanto, todos os alimentos entrarem em contato com ele.

Precioso conselho que definitivamente nos adverte sobre os vários mofos que frequentemente atacam nossos alimentos. Tenha muito cuidado!

Advertisement