6 benefícios do abacaxi, um anti-inflamatório natural rico em propriedades benéficas e curativas - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
6 benefícios do abacaxi, um anti-inflamatório…
Uma A voluntária de um refúgio tira uma selfie com o cachorro: ele

6 benefícios do abacaxi, um anti-inflamatório natural rico em propriedades benéficas e curativas

Por Roberta Freitas
1.452
Advertisement

Basta olhar para ele para pensar em ambientes exóticos e principalmente no verão, frescos e ao mesmo tempo saudáveis. Você entende do que estamos falando? Do abacaxi, uma fruta famosa nativa da América do Sul e que depois se espalhou por todo o mundo. Um alimento que é curioso por si só, porque tecnicamente seria uma parte da flor de sua planta, não um fruto real, mas uma "infrutescência".

Sua cor amarela característica e sua casca marrom dura, de qualquer forma, contêm uma infinidade de benefícios: além de saborosa, esta fruta tropical, com poucas calorias, é um verdadeiro "remédio" para o nosso corpo, capaz de nos garantir nutrientes, minerais e substâncias preciosas para o bem-estar. Vamos ver quais são elas.

via: Healthline

1. É rico em nutrientes e antioxidantes

Vitamina C, manganês, vitaminas A e K, fósforo, zinco e cálcio. É apenas uma parte muito pequena do conteúdo de um delicioso abacaxi. Em particular, a vitamina C e o manganês, estão presentes realmente em grandes quantidades, para o benefício do sistema imunológico e do crescimento. E não acaba por aí: o abacaxi também é uma excelente fonte de antioxidantes, substâncias capazes de reduzir o risco de doenças crônicas e estresse oxidativo.

2. É um digestivo natural e anti-inflamatório 

O abacaxi contém bromelina, uma enzima capaz de quebrar moléculas de proteína, facilitando a digestão e dando ajuda fundamental em todos os casos em que o corpo fadigue para receber alimentos por conta própria. A bromelina também provou ser particularmente eficaz no tratamento da inflamação: ao contrário de um medicamento comum usado para esse fim, ela consegue combater esses problemas sem danos gastrointestinais.

image: Pixabay

3. Pode aliviar os sintomas da artrite

Sempre graças às suas incríveis propriedades anti-inflamatórias, tomar suco de abacaxi pode reduzir problemas relacionados à artrite e osteoartrite, além de várias inflamações nas articulações.

4. Pode acelerar a recuperação após a cirurgia ou após o exercício

A bromelina é sempre a substância "milagrosa" que, ao comer abacaxi ou tomar suplementos à base dessa fruta, nos dá a força para nos recuperarmos mais cedo do que o esperado de uma cirurgia, de estados inflamatórios em geral e de sessões de atividade física particularmente extenuantes, além de acalmar a dor. Estudos realizados nesse sentido também mostraram que o alívio induzido pela bromelina também era mental, além de físico, com excelentes probabilidades ligadas precisamente às suas habilidades regenerativas.

5. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer

Os compostos presentes no abacaxi (bromelina entre todos), como mencionado, reduzem o estresse oxidativo e a inflamação, condições que poderiam facilitar o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas. Pesquisas nesse sentido ainda estão sendo desenvolvidas e confirmadas, mas certamente o que compõe o abacaxi é um verdadeiro elixir de saúde e proteção.

Advertisement
image: Pikist

6. É pobre em calorias e fácil de adicionar à dieta

Apesar de ser uma fruta tropical puramente de verão, é possível, em alguns casos, encontrar o abacaxi também durante o resto do ano. Esta fruta tem poucas calorias e, portanto, é altamente recomendável que seja incluída na dieta sem muitos problemas. Pode ser apreciada sozinha ou adicionada a smoothies, saladas de frutas, sobremesas e até saladas e pratos de carne.

Em resumo: você sentiu vontade de correr para comprar um bom abacaxi e começar a prová-lo, para o máximo proveito da sua saúde e do seu bem-estar?

Tags: ComidaÚteisSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado