As especiarias são um potente remédio natural contra as dores articulares: veja quais usar contra as dores no joelho
As dores articulares são muito frequentes, especialmente depois que certa idade, não é fácil combatê-la. Esse tipo de dor pode ser o resultado de alguma patologia ou, simplesmente, de fadiga temporária. De qualquer forma, esses são distúrbios muito desagradáveis, que também podem afetar as atividades mais simples da vida cotidiana. Certamente é bom consultar um médico e seguir a terapia mais adequada, dependendo do tipo de dor que temos. Se quisermos experimentar alguns métodos naturais, ainda podemos encontrar algumas pequenas soluções. Especialmente se o problema principal é o nosso joelho, podemos recorrer a especiarias específicas e aos seus poderes anti-inflamatórios e analgésicos.
1. Açafrão
Graças ao seu princípio ativo, o açafrão pode ajudar a aliviar a dor no joelho, pois age como analgésico e anti-inflamatório. Além disso, rico em carotenóides e vitaminas, é útil como um sedativo e antiespasmódico.
2. Gengibre
O consumo de gengibre em um grupo de 247 pessoas com osteoartrite do joelho mostrou os efeitos benéficos desta planta. A pesquisa mostra uma redução considerável nos sintomas, mas preste atenção às quantidades que poderiam ter efeito laxativo em alguns casos.
Além disso, o gengibre também pode ser usado topicamente para uso externo: basta aplicar o óleo essencial de gengibre, combinado com outro óleo essencial, na parte dolorosa.
3. Pimenta de Caiena
A capsaicina é o princípio ativo da pimenta caiena, útil contra a dor. Quando escolhemos adicionar este tipo de pimenta devemos lembrar que pode ser extremamente picante... portanto, tenha cuidado com as doses!
4. A canela
A canela contém nutrientes que ajudam a combater a inflamação e a dor. Assim, é um bom complemento para o tratamento da dor no joelho.
Tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser combinada com outros ingredientes como o gengibre ou óleo de semente de gergelim. É aconselhável escolher a variedade Ceylon por seus poderosos efeitos terapêuticos em comparação com outras variedades.
5. Cravo
O eugenol é o princípio ativo mais presente no óleo essencial de cravo ao qual dá o aroma característico. Esse composto, também presente na canela e na noz-moscada, tem propriedades analgésicas e, de fato, os cravos já eram usados na antiguidade como um remédio natural para aliviar a dor de dente.
Podemos aplicar o óleo essencial de cravo na área afetada para trazer algum alívio, no entanto, é uma terapia longa que deve ser continuada de forma consistente se queremos perceber os resultados.