6 tipos de chás ricos em propriedades benéficas para a saúde: verdadeiros elixires para o nosso bem-estar - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
6 tipos de chás ricos em propriedades…
13 adoráveis animais que não têm ideia do que signifique privacidade 13 fotos emocionantes que mostram como a vida é feita de lágrimas de alegria e de tristeza

6 tipos de chás ricos em propriedades benéficas para a saúde: verdadeiros elixires para o nosso bem-estar

Por Roberta Freitas
1.640
Advertisement

Quem nunca teve o prazer de desfrutar de uma boa xícara de chá? Quente, fria ou enriquecida das mais variadas formas, esta bebida, originária da China mas famosa em todo o mundo, nunca é a mesma. Na verdade, são muitas as variedades, cada uma com as suas particularidades, o seu sabor, a sua história e obviamente os seus efeitos nas pessoas que a tomam.

A história e as tradições que viram o chá como protagonista têm suas raízes em um passado verdadeiramente remoto, e é por isso que a bebida ganhou tantos significados e usos, pelo menos tantos quanto suas variedades. Dependendo do tipo de folhas e infusão, o chá pode ser um aliado válido no combate a muitos incômodos físicos. Por esse motivo, reunimos aqui 6 variedades das mais específicas e representativas, para informar brevemente quais podem ser seus benefícios.

via: Healthline

1. Chá verde

Para nossa lista dos chás mais saudáveis, só poderíamos começar com esse. Com seus compostos bioativos, à base de antioxidantes e polifenóis, o chá verde é considerado uma das bebidas mais benéficas que existem. As substâncias que contém ajudam a combater o envelhecimento do cérebro, o câncer e podem até baixar os níveis de açúcar no sangue. De acordo com alguns estudos, além disso, o chá verde também ajudaria a queimar gordura de maneira mais correta, o que, associado a uma dieta adequada, beneficiaria a perda de peso.

2. Chá branco

É uma variedade muito menos processada que as outras, por isso consegue conservar em seu interior maiores quantidades de princípios ativos. Aqui também não faltam antioxidantes e todos os benefícios que trazem. No entanto, o chá branco também é muito rico em flúor, o que o torna um grande aliado para dentes e ossos saudáveis.

3. Chá preto

É provavelmente o mais "clássico" de todos, que dá vida às variedades de chá mais conhecidas e consumidas em todo o mundo. O seu sabor é forte e não carece dos habituais antioxidantes, que promovem uma defesa contra diversos tipos de doenças, principalmente as cardiovasculares. O chá preto pode ajudar a reduzir o risco de derrame cerebral e a pressão arterial, bem como os níveis de colesterol "ruim" no sangue (ou LDL). Além disso, alguns estudos demonstraram sua eficácia também na melhoria da flora bacteriana intestinal.

4. Chá Rooibos (ou chá vermelho africano)

Originário do sul da África, esse tipo de chá está se popularizando em todo o mundo. O motivo? É uma ótima e saborosa alternativa ao chá preto e ao chá verde e, o mais importante, não contém cafeína. Isso, com certeza, é um benefício para a saúde. Mesmo no caso dos rooibos, no entanto, os benefícios estão principalmente nos antioxidantes que contém, úteis para o coração, diminuindo o risco de derrame e até para pessoas que sofrem de diabetes.

Advertisement
image: Pikist

5. Chá matcha

Este também é um tipo de chá que vem ganhando popularidade nos últimos anos. Para muitos, um pouco como o chá verde, é chamado de elixir da saúde. Os antioxidantes no matcha - originalmente da China imperial - estão particularmente presentes, para o benefício da saúde do cérebro e do coração. No entanto, como alguns estudos mostraram, o matcha também pode ajudar a prevenir danos ao fígado, sem mencionar que seus compostos o tornam perfeito como auxiliar da perda de peso.

6. Chá de gengibre

Trata-se de uma variedade com a adição essencial de gengibre que, associada ao chá, oferece interessantes benefícios para o bem-estar. De fato, muitas vezes insistimos nas excelentes propriedades desse tempero: adicionado ao chá, ajuda a controlar a pressão sanguínea, reduzir o estresse e os níveis de colesterol, além de prevenir o desconforto estomacal.

image: Pickpik

Existem ainda muitas outras variedades de chás saudáveis. Aqui decidimos apresentar alguns dos mais representativos. O que você acha? Você já experimentou? Você sentiu vontade de tomar um gole?

Tags: ComidaBem-estarSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado