Fogo de Santo Antônio, a herpes que se ativa com o estresse: causas e sintomas deste doloroso eridema - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Fogo de Santo Antônio, a herpes que…
Uma mãe expulsa o filho gay de casa, o avô materno o defende É oficial: segundo um estudo, as mulheres entendem melhor que os homens o que os cachorros querem dizer

Fogo de Santo Antônio, a herpes que se ativa com o estresse: causas e sintomas deste doloroso eridema

Por Roberta Freitas
20.970
Advertisement

O estresse muitas vezes age como um poderoso ativador das mais variadas patologias. É possível que isso sempre dependa do estresse? Nem tudo, certamente, mas a exaustão física e psicológica são fatores que afetam diretamente o sistema imunológico, diminuindo suas defesas e aumentando o risco de contrair alguma doença. O Herpes Zoster, comumente chamado de Fogo de Santo Antonio, é uma daquelas doenças infecciosas, bastante comuns, que podem aparecer em nosso corpo se continuarmos a viver com altos níveis de estresse.

O herpes zoster é causado pelo mesmo vírus da varicela, que geralmente é contraído em idade precoce. Uma vez curado da catapora, o vírus permanece silencioso e inativo por anos em nossos corpos, até que por algum motivo ele pode ser reativado na forma de Herpes Zoster. É uma infecção viral que se manifesta com erupções cutâneas muito dolorosas e incômodas, que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Embora a varicela seja típica de crianças, o Fogo de Santo Antônio afeta principalmente adultos, especialmente os idosos. No entanto, as crianças não são imunes à doença e é sempre uma boa ideia verificar se há bolhas e vermelhidão. Potencialmente qualquer um pode contrair este vírus, mas as pessoas com um sistema imunológico muito baixo estão definitivamente em maior risco.

Se você sentir uma sensação de queimação na presença de um eritema, não hesite em entrar em contato com seu médico dermatologista: reconhecer imediatamente o Zoster é essencial, pois permite que você comece com a terapia dentro de 24-72 horas a partir do aparecimento das primeiras bolhas, evitando assim irritantes complicações nas fases mais agudas da doença. É ainda mais importante agir imediatamente se as bolhas estiverem concentradas perto dos olhos: na verdade, o herpes zoster pode causar descolamento da retina e levar à cegueira.

Geralmente, as pequenas bolhas permanecem no corpo por um período que varia de 3 a 5 semanas. No entanto, a dor e sensação de queimação podem durar muito mais tempo. Não se esqueça que este é um vírus: o Herpes Zoster é, portanto, contagioso.

Os sintomas são:

  • cansaço extremo
  • sensibilidade à luz
  • febre
  • dor de cabeça
  • dor, coceira e formigamento por dois ou três dias antes que a erupção se desenvolva em bolhas com líquido.

Não subestime os sintomas e o aparecimento desta doença irritante, porque as consequências de um diagnóstico ruim ou tardio podem ser bastante perigosas. Tente não se estressar demais e dormir horas suficientes por noite; o fumo e o álcool podem piorar os sintomas de Zoster, por isso tente evitá-los. Sempre entre em contato com seu médico e, neste caso específico, um bom dermatologista que só precisa de uma rápida olhada para ver se é herpes zoster ou não.

Tags: ÚteisSaúdeMedicina
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado