A importância do contato físico como fonte de bem-estar: um hábito que estamos perdendo lentamente - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A importância do contato físico como…
Não tira os olhos do celular e acaba com uma perna presa em um boeiro: estava mandando uma mensagem para a amiga Um pai e seus 2 filhos recolhem um monte de lenha para doar para as famílias de sua comunidade que precisavam

A importância do contato físico como fonte de bem-estar: um hábito que estamos perdendo lentamente

1.362
Advertisement

Nos tempos modernos, a sociedade parece ter reduzido drasticamente o conceito de contato físico. Alguém decidiu que tapinhas nas costas ou abraços são "inapropriados" em alguns contextos. Mas o verdadeiro problema é que estamos abandonando essa abordagem comunicativa mesmo em esferas mais íntimas: entre amigos, na família ou até com o parceiro. Estamos nos acostumando à distância. O poder vital do contato físico vai muito além da percepção imediata do bem-estar físico. Falamos de um bem-estar emocional e profundo: estabelecendo uma conexão que nos faz sentir calor, amor e confiança.

image: Unsplash

Não estamos necessariamente falando de carinho ou abordagens físicas consistentes mas, como mostra um estudo da University College di Londra, mesmo um simples tapinha nas costas seria suficiente para melhorar nossa saúde mental. Trata-se de sentir-se próximo, aceito, incluído socialmente em um contexto.

Ficou muito famoso o aperto de mão da princesa Diana a uma pessoa que sofria de AIDS: um gesto de inclusão, apoio e conforto. E, no entanto, neste momento histórico, demonizamos completamente o contato físico. Não importa se, no final, seja algo natural e sem qualquer objetivo, muitas vezes somos levados a pensar mal, mesmo quando confrontados com um toque acidental ou com pequenos gestos afetuosos.

FREAKY FRIDAY: A new Japanese product called the "tranquility chair" is like an anti-loneliness hugging chair designed...

Pubblicato da Ad Impact Advertising su Giovedì 2 ottobre 2014

Alguns decidiram corrigir essa lacuna criando centros especiais para fazer carinho, como o centro  Cuddle Up To Me, onde as pessoas podem escolher entre as diferentes opções de um menu de mimos. Ou eles optam por usar dispositivos como a cadeira da tranquilidade, criada no Japão, que tem braços macios para envolver o assento.

Se pararmos um momento para refletir, podemos ouvir a carga positiva que vem do contato físico, do fato de a natureza nos colocar em contato um com o outro.

O homem também é instinto e energia, não apenas uma cabeça racional.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado