Não tem nada pior que uma pessoa ruim que acha que é boa

por Roberta Freitas

13 Outubro 2019

Não tem nada pior que uma pessoa ruim que acha que é boa
Advertisement

As pessoas geralmente acham difícil admitir e reconhecer seus defeitos e tentam escondê-los como poeira embaixo do tapete. Mas a maldade, às vezes, é óbvia para todos, exceto para a pessoa em questão que provavelmente está mais à vontade se sentindo vítima do que executor. Um exame de consciência seria de grande ajuda, mas devemos primeiro reconhecer que temos um problema. Muitos sentem que são vítimas de alguém e muito poucos percebem que são vítimas sobretudo de si mesmos e de sua maldade.

via Psychology Today

Advertisement
123rf

123rf

Frequentemente, ficamos bravos com as pessoas mais próximas, como pais ou filhos, ou mesmo "queridos amigos", mesmo que não possamos falar sobre amizade real se praticarmos certos comportamentos. Essas pessoas se sentem superiores às outras e acreditam que todos devem fazer as suas vontades. Eles não querem se preocupar com as emoções daqueles que os enfrentam e priorizam apenas a si mesmos e suas necessidades. No entanto, eles tendem a sentirem que são vítimas das situações que eles mesmos criaram. Essas pessoas cometem maldades e pensam que estão sofrendo com isso e é muito perigoso porque, ao fazer isso, nunca se questionam e nunca melhoram seu comportamento.

É certamente mais fácil sempre culpar os outros do que assumir responsabilidades e admitir erros.

Advertisement
Cinderella/The Walt Disney Studios

Cinderella/The Walt Disney Studios

Eles apenas justificam suas ações deploráveis e emitem negatividade e ansiedade os que estão próximos. No entanto, há uma coisa chamada autoconsciência, que nos ajuda a crescer e melhorar de todos os pontos de vista.
Não é fácil chegar lá, exatamente por causa desses mecanismos de proteção complicados. Proteção de nós mesmos, de não precisarmos nos sentir pessoas más. 

Sempre há tempo para a consciência admitir os próprios erros, mas é preciso esforço e força de vontade porque não é fácil admitir, especialmente para si mesmo, que se é uma pessoa má.

Advertisement